20 de novembro de 2025 | 21:35

GloboNews reduz custos e obriga repórteres a usar celular em transmissões ao vivo

Uma mudança na GloboNews pegou de surpresa profissionais da empresa. Repórteres passarão a usar o celular para se filmar durante participações ao vivo.

Durante reunião, a direção de Jornalismo informou que os repórteres de Brasília receberão treinamento para usar o chamado “Kit Mojo”. Profissionais de outras praças, como Rio e São Paulo, temem que a prática se estenda a eles num futuro próximo.

Entre editores, o receio é que a mudança interfira no padrão de qualidade técnica dos telejornais. Outras emissoras, como a CNN Brasil e a Jovem Pan, já utilizam o “Kit Mojo”.

Na GloboNews, a prática vinha sendo usada eventualmente, como na cobertura da morte de George Floyd, nos Estados Unidos. E até mesmo em situações específicas em Brasília. Agora, a “autofilmagem” passará a fazer parte da rotina dos profissionais.

Um celular na mão e uma notícia na cabeça

Procurada, a GloboNews informou que “toda a Globo usa o chamado Kit Mojo, uma tecnologia móvel que usa celulares. Recentemente, muitos repórteres chegaram a Brasília para trabalhar em pontos de vivo fixos.

Houve reunião para apresentar a tecnologia a eles, que será acrescentada aos pontos de vivo fixos já existentes. Contratações de cinegrafistas, quando necessárias, não deixarão de ser feitas”.

Prática gera discussão na internet

No Twitter, o advogado Dayvson Moura provocou debate ao postar a foto que ilustra esta reportagem. Nela, uma repórter aparece segurando uma câmera enquanto participa de uma entrada ao vivo.

“Gente, isso não pode ser normalizado no jornalismo. A jornalista agora tem que ser operadora de câmera e repórter ao mesmo tempo?”, questionou Moura.

Leia também outras matérias

Crianças encontram corpo boiando em igarapé poluído na zona norte de Manaus

Redação Zero Hora AM

Tony Medeiros agiliza ajuda às famílias atingidas por fortes chuvas em Parintins

Redação Zero Hora AM

Obras de unidades de saúde em Manaus são vistoriadas por David Almeida e Eduardo Braga

fabiocosta
Carregando....