28.3 C
Manaus
2 de março de 2024 | 15:22

Governo do AM é omisso diante aos ataques à ZFM, crítica Wilker Barreto

A falta de ações do Governo do Amazonas contra decretos prejudiciais à Zona Franca de Manaus foi tema do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) nesta terça-feira (05-abr) em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em seu pronunciamento, o parlamentar criticou o comportamento omisso do Executivo estadual em não defender o modelo econômico diante da prorrogação na redução de 25% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o país.

Para Wilker, a manutenção pelo corte do tributo, agravado pela falta de ações concretas por parte do Governo, é um duro golpe às empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e uma ameaça aos mais de 500 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo parque industrial.

 

“A Zona Franca de Manaus é o nosso ganha-pão, mais de 500 mil pessoas, de forma direta ou indireta, dependem desse modelo econômico e estou severamente preocupado porque um governador, que pensa em se reeleger a qualquer custo, não cumpre o seu ofício de defender o Amazonas”, afirmou o deputado.

Barreto ressaltou que a ZFM está respaldada na Constituição Federal e aproveitou para cobrar uma posição mais firme do Estado após o Governo de São Paulo cancelar os créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos produtos da Zona Franca de Manaus comercializados no estado paulista.

“Para agravar a situação, o estado de São Paulo rasga a Constituição e até a presente data, eu não vejo a Procuradoria Geral do Estado, que representa o Amazonas através do governo, recorrer. Na medida que o diálogo e a conversa encerram, tem que colocar a Constituição debaixo do braço e ajuizar”, ponderou o deputado.

Leia também outras matérias

Multidão recebe deputado Pablo em caravana por seis municípios do interior do AM

Redação Zero Hora AM

Imagens fortes: Homem é executado em festa de debutante em Manaus

Redação Zero Hora AM

Dep. Pablo relembra conversa com Bolsonaro para acabar com bandeira vermelha nas contas de luz

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo