28.3 C
Manaus
26 de julho de 2024 | 22:02

Grupo de 55 gestores não enviou prestação de contas ao TCE-AM; prazo termina hoje

Falta menos de 24 horas do fim do prazo final para a entrega das prestações de contas do ano de 2023 ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Sete prefeitos do Amazonas ainda não enviaram o balancete anual. Eles e outros 48 gestores ainda não finalizaram o envio da prestação de contas e têm até 23h59 de hoje (1º – abr) para enviar os documentos por meio do sistema E-contas.

Até a última atualização da plataforma de monitoramento de envio, às 9h34 de hoje, do total de 384 órgãos jurisdicionados, 335 gestores públicos enviaram a prestação, entre eles o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, entregando a documentação (balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, os balancetes mensais, entre outros), que informa como utilizaram a verba pública.

Entre os pendentes, estão 55 órgãos, referentes à prefeituras, câmaras municipais e fundos, autarquias e regimes próprios de previdência social.

Deste número, onze ainda não encaminharam nenhum arquivo e outros 38 já iniciaram o processo de encaminhamento de documentações, mas ainda não finalizaram o envio ao TCE-AM.

A partir de meia-noite, quem não entregar a prestação de contas pode ser multado pelo atraso.

A medida é uma forma de apresentar à sociedade como os órgãos utilizaram o dinheiro público no ano de 2023.

Quem deve prestar contas

O conteúdo de uma prestação de contas é regulado nas normas que direcionam as atividades da Corte, em especial, a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Corte – respectivamente Lei n. 2.423 de 10 de dezembro de 1996 e Resolução nº 04 de 23 de maio de 2002.

Devem prestar contas com a Corte de Contas amazonense qualquer pessoa física, órgão ou entidade que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos, entre eles prefeituras e câmaras municipais, fundos de fomento, fundações, secretarias estaduais e municipais, entre outros.

O envio deve ser realizado de forma exclusivamente eletrônica, utilizando o portal e-Contas, por meio do endereço virtual https://econtas.tce.am.gov.br.

Leia também outras matérias

Motorista arrasta cones e assusta grupo bolsonarista que protesta em frente ao CMA, em Manaus

Redação Zero Hora AM

Governador Wilson Lima é agraciado com Ordem do Mérito Comercial do Amazonas

Redação Zero Hora AM

Falhas no programa Asfalta Manaus, com várias ruas esburacadas, são reveladas pelo dep. Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo