14 de janeiro de 2026 | 15:43

Idam atuou na emissão de 13.261 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar em 2025

O Instituto foi responsável por 50,57% dos cadastros emitidos no Amazonas

De janeiro a dezembro de 2025, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), emitiu 13.261 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). A autarquia foi responsável por 50,57% dos cadastros emitidos no estado.

Atualmente, o Amazonas contabiliza 59.843 CAFs ativos, dos quais 45,18% foram emitidos pelo instituto.

“Como o órgão público de extensão rural do Amazonas, o Idam tem o dever de garantir ao agricultor familiar seus direitos. Para este fim, o CAF é uma documentação essencial, sendo necessária para acessar uma série de benefícios e políticas públicas específicas à categoria”, destacou a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira.

Entre as políticas públicas acessíveis a agricultores cadastrados estão o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O município de Guajará foi o destaque de emissões de CAF, em 2025, onde o órgão atuou na emissão de 882 documentos; em seguida estão os municípios de Manacapuru, com 837; Eirunepé, com 467; e Manicoré, com 465.

Fotos: Divulgação/Idam

 

Leia também outras matérias

Chocolate artesanal de empresa do PA conquista nichos de mercado no exterior

Redação Zero Hora AM

Sassá da Construção fiscaliza reforma da Feira do Santo Antônio, atingida por incêndio

fabiocosta

Pará: construção de rebocadores no Estaleiro Rio Maguari deve ter início no primeiro semestre

Redação Zero Hora AM
Carregando....