28.3 C
Manaus
16 de maio de 2024 | 14:18

João Lira lança pré-candidatura à vereador de Manaus

*Esse conteúdo esta acessível em áudio-descrição

 

Natural de Manaus e ‘filho’ do bairro de Petrópolis, zona sul da cidade, o ativista social pela causa da pessoa com deficiência e advogado criminalista João Lira lança sua pré-candidatura para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal (CMM) nas eleições de 2024.

O evento está marcado para o próximo dia 01 de maio, Dia do Trabalhador, a partir das 19h, no bairro Petrópolis, rua Gualter Batista, número 48, ao lado da Escolinha Lápis de Cor. A concentração deve reunir uma multidão de apoiadores, além de familiares e amigos.

Em 2022, João Lira foi candidato a deputado estadual, sendo o terceiro candidato mais votado do Partido Solidariedade, agora, filiado no PRD, Lira sonha com uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus. “Lançar minha pré-candidatura no bairro onde nasci é uma afirmação de identidade, acredito que toda conquista começa no lugar onde temos raízes”, declara.

PERFIL

A consciência da importância do ativismo social vem desde sua infância ao lutar por um tratamento de saúde por ter nascido com fissura labiopalatina, anomalia congênita que acomete lábio e palato (céu da boca). João Lira fundou aos 12 anos, a Associação dos Portadores de Fissura do Amazonas (APFAM), para auxiliar mães e crianças fissuradas a terem um tratamento adequado.

Em 2021 fortaleceu ainda mais o trabalho social, principalmente voltado para a acessibilidade, sendo autor do ‘Olhar Curumim’, projeto premiado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. “É foi o primeiro projeto no Amazonas que ensinou fotografia de forma totalmente acessível para a comunidade surda”, explica.

Com olhar atento às dificuldades das mulheres, João Lira desenvolveu o ‘Cunhãs Empreededoras’, projeto que potencializa o empreendedorismo feminino nos bairros de capital amazonense por meio de cursos de capacitação, dentre eles, culinária, levando mulheres a obterem uma fonte de renda.

“Cuidar do próximo requer um olhar atento, deixar de lado as diferenças e estender as mãos a todos que precisam de ajuda. Desde criança eu tive que lutar para vencer várias lutas, e todas as batalhas vencidas me tornaram um cidadão mais forte para defender a causa daqueles que têm seus direitos negados”, reforça o advogado João Lira.

Leia também outras matérias

Carnaval, Copa do Mundo, eleições… Quais os eventos mais esperados em 2022?

Redação Zero Hora AM

Pedófil0 fingia ser menina de nove anos para pedir fotos nuas de outras crianças

Redação Zero Hora AM

Ex-presidente da Câmara de Tapauá terá que devolver R$ 125,7 mil aos cofres públicos, determina TCE-AM

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo