24 de junho de 2026 | 02:19

Lei Federal proíbe que animais saudáveis sejam sacrificados em canis públicos, como acontece em Manaus

Foi publicada hoje a lei que proíbe os centros de zoonoses e canis públicos a fazerem eutanásia de cães e gatos saudáveis. A intenção é estimular a adoção dos animais. A Lei foi sancionada ontem (quarta-feira – 20) e publicada hoje (21-out) no Diário Oficial da União, e passará a valer em 120 dias.

O texto da Lei 14.228/21 determina que apenas animais com doença grave ou “enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais”, poderão ser mortos. Para isso, será necessário antes a apresentação de laudo técnico e exames laboratoriais comprovando a condição.

Ainda segundo o texto, animais com doenças graves, não infectocontagiosas, poderão ser disponibilizados para resgate de entidades de proteção animal.

Os grupos de proteção também terão acesso aos documentos que comprovam a necessidade de eutanásia nos animais. O texto que deu origem ao projeto foi aprovado pelo Senado em 2019, e em setembro deste ano foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Leia também outras matérias

Vigilante mat4 vizinha com tiro na cabeça; veja o vídeo no local do crime

Redação Zero Hora AM

Dino libera parte de emendas de comissão bloqueadas

Redação Zero Hora AM

Obra de substituição da rede de drenagem na av. Maceió será entregue hoje, avisa Renato Junior

fabiocosta
Carregando....