25.3 C
Manaus
23 de outubro de 2024 | 10:11

Livro com memórias, crônicas e reflexões do professor Dalmir Pacheco é lançado em Manaus

O livro “Relicário”, sobre as memórias, crônicas e reflexões do professor Dr. Dalmir Pacheco de Souza, terá dois dias de lançamento na modalidade presencial e um on-line. O primeiro evento foi realizado hoje (02-dez), na Assembleia Legislativa do Amazonas.

A data de lançamento do livro foi escolhida por ser o dia que antecede o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e a convite da deputada Joana Darc, que abriu espaço para que o professor fizesse as apresentações e desse autógrafos.

O livro foi organizado pelo próprio professor e reúne uma coletânea de textos que podemos considerar como uma manifestação de amor e gratidão à vida, mais especificamente ao pai, aos familiares e amigos que o marcaram por toda a caminhada.

São crônicas, textos e frases com nuanças de profunda seriedade, e de descontração.

A obra nos traz registros, em alguns momentos, de uma ironia fina diante das adversidades advindas das manifestações de preconceito e discriminação pelo qual passou o autor em sua vivência na escola, trabalho e sociedade em geral.

Para a professora Rutiléia Portes, que escreveu o prefácio o livro, é uma espécie de licença ao exercício de empatia, se enxergar através do outro, e um outro próximo a cada um de nós.

“Permita-se olhar para dentro de si e analisar que personagem é você na história de vida de alguém. Quem sabe para alguma criança ou adulto com deficiência. E, se você estiver dentre aqueles determinados a caminhar sozinho, apesar das marcas do preconceito, lembre-se de que Dalmir nos ensina que primeiro caminhamos condicionados à segurança das mãos de alguém, mas, depois de algum tempo, essas mãos nos deixam fisicamente para que nossas mentes e corações sintam a mão invisível da confiança que permanece conosco para sempre.”

O segundo dia de lançamento presencial será em 03 de dezembro, às 09h no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, no Centro), a convite do gerente da Biblioteca Braille do Amazonas, Gilson Mauro.

Já na modalidade on-line, o livro “Relicário” estará disponível no site da Amazon para pré-venda a partir de 10 de dezembro.

Sobre o autor

O professor Dalmir Pacheco tem 61 anos, é pai e avô, natural do município de Novo Airão, tem mais de três décadas atuando e contribuindo para educação do nosso Estado.

É sociólogo, doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, onde cursou toda sua trajetória acadêmica. Foi coordenador de projetos voltados a Educação Inclusiva e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), local em que exerce ainda a função de educador.

Além disso, coordena há quase 40 ano um projeto social voltado a crianças e adolescentes do bairro de Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Leia também outras matérias

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus e recebe a visita do governador Wilson Lima

Redação Zero Hora AM

CMM aprova projeto que proíbe instalação de medidores aéreos

Redação Zero Hora AM

TCE-AM notifica Atalaia do Norte e Santo Antônio do Içá por falta de acessibilidade nos sites das prefeituras

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo