26.3 C
Manaus
27 de novembro de 2022 | 10:54

Livro com memórias, crônicas e reflexões do professor Dalmir Pacheco é lançado em Manaus

O livro “Relicário”, sobre as memórias, crônicas e reflexões do professor Dr. Dalmir Pacheco de Souza, terá dois dias de lançamento na modalidade presencial e um on-line. O primeiro evento foi realizado hoje (02-dez), na Assembleia Legislativa do Amazonas.

A data de lançamento do livro foi escolhida por ser o dia que antecede o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e a convite da deputada Joana Darc, que abriu espaço para que o professor fizesse as apresentações e desse autógrafos.

O livro foi organizado pelo próprio professor e reúne uma coletânea de textos que podemos considerar como uma manifestação de amor e gratidão à vida, mais especificamente ao pai, aos familiares e amigos que o marcaram por toda a caminhada.

São crônicas, textos e frases com nuanças de profunda seriedade, e de descontração.

A obra nos traz registros, em alguns momentos, de uma ironia fina diante das adversidades advindas das manifestações de preconceito e discriminação pelo qual passou o autor em sua vivência na escola, trabalho e sociedade em geral.

Para a professora Rutiléia Portes, que escreveu o prefácio o livro, é uma espécie de licença ao exercício de empatia, se enxergar através do outro, e um outro próximo a cada um de nós.

“Permita-se olhar para dentro de si e analisar que personagem é você na história de vida de alguém. Quem sabe para alguma criança ou adulto com deficiência. E, se você estiver dentre aqueles determinados a caminhar sozinho, apesar das marcas do preconceito, lembre-se de que Dalmir nos ensina que primeiro caminhamos condicionados à segurança das mãos de alguém, mas, depois de algum tempo, essas mãos nos deixam fisicamente para que nossas mentes e corações sintam a mão invisível da confiança que permanece conosco para sempre.”

O segundo dia de lançamento presencial será em 03 de dezembro, às 09h no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, no Centro), a convite do gerente da Biblioteca Braille do Amazonas, Gilson Mauro.

Já na modalidade on-line, o livro “Relicário” estará disponível no site da Amazon para pré-venda a partir de 10 de dezembro.

Sobre o autor

O professor Dalmir Pacheco tem 61 anos, é pai e avô, natural do município de Novo Airão, tem mais de três décadas atuando e contribuindo para educação do nosso Estado.

É sociólogo, doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, onde cursou toda sua trajetória acadêmica. Foi coordenador de projetos voltados a Educação Inclusiva e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), local em que exerce ainda a função de educador. Além disso, coordena há quase 40 ano um projeto social voltado a crianças e adolescentes do bairro de Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Leia também outras matérias

Comunidades rurais do AM terão curso superior através da Universidade Rural/Cetam em 2022

Redação Zero Hora AM

Governo do AM não gerou empregos, afirma dep. Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM

Deputado Fausto Jr. dá dicas aos consumidores para se defender dos abusos da AM Energia

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: