Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão decidir no segundo turno quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. Matematicamente com mais de 90% das urnas apuradas, os dois estão confirmados o pleito que vai acontecer no dia 30 de outubro de 2022.
Os dados estão sendo divulgados em tempo real pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula está com mais de 52 milhões de votos válidos e apurados, enquanto Bolsonaro tem pouco mais de 48 milhões. O terceiro colocado ficou com a candidata Simone Tebet, que teve quase 5 milhões de votos válidos O primeiro turno das eleições de 2022 ocorreu neste domingo (2), em todo o Brasil.
Na ocasião, os eleitores precisaram votar em cinco cargos, sendo eles os de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente. Já no segundo turno, serão decididos os dois cargos executivos, presidente e governador, segundo a Constituição Federal.
A realização do segundo turno desta eleição, está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, último domingo do mês. E no Amazonas quem deve disputar o cargo de governador é Wilson Lima e Eduardo Braga.