Reportagem exclusiva do portal Zero Hora AM
Um lote com mais de três mil testes rápidos de Covid foi desviado da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES) e levado para o Estado de Roraima, onde seria vendido para drogarias e laboratórios.
O roubo passou despercebido pelo governo do Amazonas, que não deu falta dos três mil testes. Isso mostra a falta de controle por parte da Secretaria de Saúde, que deveria cuidar dos utensílios usados no combate à pandemia.
O roubo só foi descoberto no Estado de Roraima, quando o veículo que transportava os testes foi parado num posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, na cidade de Rorainópolis.
O motorista não tinha a nota fiscal dos testes. Ao ser pressionado pelos policiais, o homem confessou que o material tinha sido roubado da Secretaria de Saúde do Amazonas.
O motorista chegou a dizer que os testes seriam uma doação do governo do Amazonas ao Estado de Roraima, mas uma simples ligação para a Secretaria de Saúde desmentiu a versão.
Os testes são avaliados em R$ 200 mil.
A Polícia Civil de Roraima entrou em contato com o governo do Amazonas para a devolução dos testes. Só então a Secretaria de Saúde ficou sabendo do roubo.
Com a devolução, a Polícia Civil do Amazonas terá a missão de investigar como os utensílios foram desviados e se o crime teve envolvimento dos servidores da Secretaria de Saúde do AM.