27.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 19:40

Urgente: mais de 30 meninas yanomamis foram abusadas e estão grávidas de garimpeiros em Roraima

Mais de 30 meninas e adolescentes yanomamis estão grávidas após serem estupradas por garimpeiros em Roraima. Os casos de abuso sexual vieram à tona após começarem as ações de socorro do governo Federal na reserva indígena dos yanomamis.

As crianças e adolescentes estão recebendo acompanhamento médico no hospital indígena em Boa Vista. Antes dos abusos serem descobertos, as vítimas estavam desamparadas, informou o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro.

Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Coordenação de Operações Emergenciais do Ministério da Saúde estão acompanhando os casos.

“Pedimos mais informações sobre os nomes das jovens e solicitarmos apurações dos possíveis estupros de vulneráveis para a Polícia Civil de Roraima, Polícia Federal e para o Ministério Público Federal”, informou Castro.

Relatos revelam abandono pelo Poder Público

No hospital, as crianças e adolescentes yanomamis deram detalhes do abandono vivido pelos indígenas.

Os relatos mostram que os governos federal, estadual e municipal negligenciaram a proteção e a prestação de atendimento aos povos indígenas da região nos últimos anos, inclusive dificultando a vacinação de crianças e a distribuição de alimentos.

Leia também outras matérias

Projeto Jovens Pioneiros chega à quarta edição com participação de 50 alunos de escolas públicas de Manaus

Redação Zero Hora AM

“Destruíram meu rosto”, diz garota que teve rosto esfaqueado no ônibus

Redação Zero Hora AM

Terça começa com dólar em queda, a R$ 5,65

Redação Zero Hora AM
Carregando....