25 de novembro de 2025 | 21:59

Urgente: mais de 30 meninas yanomamis foram abusadas e estão grávidas de garimpeiros em Roraima

Mais de 30 meninas e adolescentes yanomamis estão grávidas após serem estupradas por garimpeiros em Roraima. Os casos de abuso sexual vieram à tona após começarem as ações de socorro do governo Federal na reserva indígena dos yanomamis.

As crianças e adolescentes estão recebendo acompanhamento médico no hospital indígena em Boa Vista. Antes dos abusos serem descobertos, as vítimas estavam desamparadas, informou o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro.

Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Coordenação de Operações Emergenciais do Ministério da Saúde estão acompanhando os casos.

“Pedimos mais informações sobre os nomes das jovens e solicitarmos apurações dos possíveis estupros de vulneráveis para a Polícia Civil de Roraima, Polícia Federal e para o Ministério Público Federal”, informou Castro.

Relatos revelam abandono pelo Poder Público

No hospital, as crianças e adolescentes yanomamis deram detalhes do abandono vivido pelos indígenas.

Os relatos mostram que os governos federal, estadual e municipal negligenciaram a proteção e a prestação de atendimento aos povos indígenas da região nos últimos anos, inclusive dificultando a vacinação de crianças e a distribuição de alimentos.

Leia também outras matérias

Vaquinha arrecada mais de R$ 100 mil para ajudar amazonense ‘nota mil’ no Enem

Redação Zero Hora AM

Lotofácil 3416: números e resultado do sorteio de hoje (12/06)

Redação Zero Hora AM

Caio André convida população para participar da 3ª edição da Câmara Cidadã

Redação Zero Hora AM
Carregando....