25.3 C
Manaus
23 de outubro de 2024 | 10:13

Governo do AM discute com Petrobras medidas para que Amazonas não seja afetado pelo aumento nacional do gás natural

Ontem à tarde (04-jan), o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, juntamente com o secretário executivo de Energia e Gás da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Villela, estiveram reunidos com o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmera e com o relações institucionais da Petrobras, Marcelo Ramos, em que discutiram alternativas para que o Amazonas não seja impactado pelo aumento nacional do Gás Natural, proposto pela estatal.

Na reunião, ficou acordado entre as partes que será mantido o valor praticado até então, enquanto as discussões entre o governo estadual e a Petrobrás estiverem em andamento, o que deve acontecer durante os próximos 30 dias.

A Companhia de Gás do Amazonas compra o gás produzido pela estatal e distribui no estado. O contrato entre Petrobrás e Cigás para o segmento não térmico foi assinado em 2006, onde uma das cláusulas dava direito à estatal reajustar o preço do GN no 17º ano de contrato.

Esse reajuste é baseado no preço do óleo combustível, o que levaria a um aumento de 400% no preço atual e impactaria diretamente o consumidor que utiliza o combustível na indústrias, comércios e residências e veicular.

“Desde 2006, o cenário do gás natural no Amazonas mudou muito. Então, por determinação do governador Wilson Lima, nós iniciamos esse diálogo com a Petrobrás para que, juntos, possamos chegar a um valor justo para o consumidor amazonense”, disse o secretário da Semig, Ronney Peixoto.

FOTOS: Divulgação/Semig

Leia também outras matérias

Sexta-feira 13: corpo de mulher é encontrado esquartejado em lixeira na zona sul de Manaus

Redação Zero Hora AM

Brasil não adotará horário de verão neste ano

Redação Zero Hora AM

Av. Constantino Nery tem mudança no trânsito para implantação de sistema de esgoto

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo