27.3 C
Manaus
28 de março de 2024 | 17:17

Manaus é escolhida para sediar o 8º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte dos Escoteiros do Brasil

Os Escoteiros do Brasil – Amazonas, promovem neste final de semana (24-25- set) 8° Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte. O evento contará com a presença do Presidente dos Escoteiros do Brasil Ivan Nascimento, a Vice-presidente Carmen Barreira e a Conselheira Nacional Ilka Campos.

O encontro acontece no complexo Povos da Amazônia das 8 às 17 horas e terá como objetivo, traçar as diretrizes para crescimento e expansão do Movimento Escoteiro na região Norte do Brasil. Escotistas e dirigentes de todos os Estados que compõem a região Norte do país já confirmaram presenças.

No domingo, (25-set), jovens que fazem parte do movimento também irão participar de rodas de conversas durante o evento.

Sobre o Movimento Escoteiro

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros.
Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Mais informações e contato em:
https://www.escoteirosdoamazonas.org.br/
Instagram: @escoteirosam
Facebook: Escoteiros do Amazonas

Leia também outras matérias

Mulheres que usam transporte por aplicativo vão ganhar ‘protocolo de segurança’, propõe dep. Mayara

Redação Zero Hora AM

Advogado de defesa diz que pedido de prisão contra suspeito de estuprar criança em shopping é arbitrário

Redação Zero Hora AM

Mortos: Policiais Rodoviários Federais estavam com coletes vencidos

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo