25.3 C
Manaus
13 de junho de 2024 | 10:48

Manaus é escolhida para sediar o 8º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte dos Escoteiros do Brasil

Os Escoteiros do Brasil – Amazonas, promovem neste final de semana (24-25- set) 8° Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte. O evento contará com a presença do Presidente dos Escoteiros do Brasil Ivan Nascimento, a Vice-presidente Carmen Barreira e a Conselheira Nacional Ilka Campos.

O encontro acontece no complexo Povos da Amazônia das 8 às 17 horas e terá como objetivo, traçar as diretrizes para crescimento e expansão do Movimento Escoteiro na região Norte do Brasil. Escotistas e dirigentes de todos os Estados que compõem a região Norte do país já confirmaram presenças.

No domingo, (25-set), jovens que fazem parte do movimento também irão participar de rodas de conversas durante o evento.

Sobre o Movimento Escoteiro

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.

Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros.
Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Mais informações e contato em:
https://www.escoteirosdoamazonas.org.br/
Instagram: @escoteirosam
Facebook: Escoteiros do Amazonas

Leia também outras matérias

Apartamento pega fogo em condomínio de luxo, em Manaus

Redação Zero Hora AM

TCE-AM julga 73 processos na sessão de amanhã (9)

Hugo Bronzere

Idosa de 108 anos é encontrada nua e morta em matagal

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo