28.3 C
Manaus
18 de maio de 2024 | 15:53

Manaus registra queda de 41% no número de homicídios em abril, apontam dados da SSP

Manaus fechou o mês de abril com uma queda de 41% no número de homicídios, conforme dados preliminares da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

A redução alcançada na capital impactou para que o Amazonas como um todo apresentasse redução de 29%, durante o mesmo período.

Para o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, os números apresentados são resultados dos acordos do Governo do Amazonas e das Forças de Segurança no combate integrado à criminalidade.

“No primeiro trimestre, o Amazonas teve uma redução de 6,9%, na taxa de homicídios e agora, fechamos o mês de abril com um número muito bom. Na capital tivemos uma redução de 41% na taxa de homicídios e no Estado do Amazonas, 29% de redução no mês de abril. O quadrimestre vai fechar em torno de 13%, um número espetacular”, afirmou o titular da SSP.

Os dados acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM, mostram que no mês de abril deste ano as Forças de Segurança registraram na capital, 49 homicídios. No mesmo período do ano passado, foram 83 crimes.

A redução de 41% alcançada, é maior que a soma dos três meses anteriores, que também apresentaram queda.

O resultado obtido no pelo setor é a soma dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, dentre elas a aquisição de novos armamentos, lanchas blindadas, novas bases flutuantes, novos equipamentos tecnológicos, associado ao empenho das Forças de Segurança. Na última quinta-feira (02-mai), foi realizada mais uma entrega de mais de 160 viaturas e equipamentos.

O comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, reforçou que mesmo com as reduções, a corporação tem intensificado as operações na capital amazonense.

“Estamos com nosso efetivo nas ruas, com as Operações Impacto, Águia, Ajuricaba, Rota Segura, Catraca, entre outras, para garantir a segurança da população e mapear áreas com grande incidência de crimes. Com isso, estamos atuando para reduzir os registros criminais, especialmente o de homicídios”, disse o comandante-geral.

Investigações

Conforme o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, operações incisivas e trabalho investigativo dedicado resultaram na prisão de diversos autores de homicídios em todo o estado nos primeiros quatro meses deste ano.

Esse número demonstra o trabalho de investigação da DEHS e das demais DIPs e delegacias especializadas em dar uma resposta à sociedade.

“Esses resultados positivos são fruto do trabalho incansável das equipes policiais, que se dedicam diariamente à investigação e captura de criminosos. Eu destaco o empenho de cada policial envolvido e reforço nosso compromisso em continuar trabalhando para garantir a segurança da população amazonense”, afirmou o delegado-geral.

FOTO: Carlos Soares e Divulgação/SSP-AM

Leia também outras matérias

Avanço da Rússia na capital da Ucrânia foi interrompido; diz Estados Unidos

Redação Zero Hora AM

Escolas em cidades mais pobres terão prioridade nos recursos da merenda escolar, garante projeto aprovado de Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM

Cores, discursos e Morgan Freeman marcam abertura da Copa do Mundo

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo