A prefeitura de Manaus e as empresas de ônibus da cidade começaram nesta semana a testar o modelo O 500 R Super Padron, da Mercedes-Benz para verificar a viabilidade do modelo para o sistema municipal.
O modelo tem capacidade para até 100 passageiros e 14 metros de comprimento, sendo intermediário entre os modelos padrons de até 13,2 metros e os articulados a partir de 18 metros com a vantagem de ter apenas dois eixos.
Para a avaliação, segundo a prefeitura, foi criada a linha teste com a numeração 300.1, que trafega apenas na faixa azul e faz o trajeto que inicia no Terminal 3 (Cidade Nova), passando pelas estações de transferência Parque das Nações (E4), Santos Dumont (E3), Arena da Amazônia (E2), São Jorge (E1), em direção ao Terminal 1. O ponto de embarque e desembarque dos passageiros ocorre somente nos terminais e estações, garantindo mais rapidez no deslocamento.
A proposta inicial, ainda de acordo com a administração, por meio de nota, é que a linha seja operada a cada duas semanas por uma empresa diferente do sistema. Dessa forma, será possível treinar operadores do transporte coletivo, visando à utilização desses novos modelos de veículos que serão adquiridos.
Os testes terão a avalição do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da prefeitura, e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
Na mesma nota, o prefeito de Manaus, David Almeida, disse que a intenção é que sejam adquiridos pelas empresas do município, inicialmente, 30 ônibus nesta configuração e dez elétricos.
“A operação desse novo modelo de ônibus, em fase de teste, faz parte do planejamento da gestão municipal de colocar esses veículos agregados ao sistema e à disposição da população de Manaus, dentro de uma série de medidas de melhorias para o transporte coletivo da nossa cidade. Vamos adquirir, em breve, 30 ônibus como esse e outros dez elétricos, para avançar mais nessa questão da mobilidade urbana”, disse
O ÔNIBUS:
O modelo que está sendo avaliado é o Mercedes-Benz 500 R Super Padron com carroceria Caio modelo Millennium IV.
O Diário do Transporte mostrou em primeira mão o lançamento oficial do modelo em 17 de março de 2021.
O chassi é 4×2 (dois eixos) com motor traseiro e piso alto, ou seja, com degraus e elevador para acessibilidade.
A capacidade pode chegar a 100 passageiro e, por ser de piso alto, o veículo pode ser adaptado para embarque e desembarque em plataformas de estações e terminais de BRTs (sistemas de corredores Bus Rapid Transit).
Veja mais detalhes em:
https://diariodotransporte.com.br/2021/03/17/mercedes-benz-lanca-chassi-padron/