Está disponível nas plataformas digitais o hit baré “Surubim” para agitar a pré-temporada de Carnaval. A música, dos cantores Marcia Novo e George Japa, mistura o som do beiradão com beats eletrônicos e faz reverência especial a Teixeira de Manaus.
Conhecido por fazer shows no interior e ser um dos músicos do Beiradão da nova geração, Hadail Mesquita assina a composição que retrata um romance através de elementos amazônicos e da cultura pop.
“A gente dá moral ao ribeirinho, o cara lá do interior. O surubim é uma iguaria aqui da Amazônia, é um peixe bonito, liso e com pinta, então eu comparo ele com o homem que estava sem dinheiro na época da pandemia”, explica Hadail.
“Ou seja, o homem era liso, mas a mulher queria assim mesmo. Essa composição foi criada no sentido de sempre exaltar as nossas coisas simples que a gente tem aqui”, acrescenta.
Ele foi apresentado à Marcia por Paulo Moura, compositor, jornalista, pesquisador e diretor do documentário “O Áureo do beiradão nas rádios manauaras na década de 80” e do evento “Noite do Beiradão”.
O novo hit baré tinha que ter um feat e, para Marcia, o cantor George Japa era o artista ideal pela energia e conexão com o público popular do interior.
“Quando a música ficou pronta, senti falta de mais alguém colaborando na faixa e de cara pensei no George Japa, o rei das multidões e do carisma, e além do mais sou muito fã”, disse a cantora.
O Som do Beiradão
O Beiradão é uma música popular brasileira produzida no interior que mistura forró, merengue, lambada, carimbó orquestrada majoritariamente pelo saxofone, com peculiaridades marcantes e feito para dançar.
Com mais de 80 anos de existência, o gênero é fomentado por trabalhadores da cultura que levam esse estilo musical ao público por meio de livros, filmes, discos e pesquisas científicas.
O precursor do fenômeno, Teixeira de Manaus fez sucesso nos anos 1980 e ganhou um Disco de Ouro por mais de 100 mil cópias vendidas.
“Na faixa ‘Surubim’ tem um trecho da música ‘Deixa Meu Sax Entrar’, uma forma de retribuir o efeito ‘Teixeira’ no meu trabalho como artista e cantora do Beiradão. O Teixeira mudou a história da música amazonense e eu não poderia deixar de homenageá-lo para que essa nova geração também escute o som dele”, disse Marcia.
Nova fase
O hit marca uma nova fase da cantora Marcia Novo, que está celebrando 20 anos de carreira. A música faz parte de uma sequência de lançamentos deste marco.
“Quero mostrar o novo ciclo que estou iniciando, uma Marcia mais empoderada, madura mas sempre mantendo meu jeito pop, raiz e irreverente”, finaliza.
Veja o vídeo.