33.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 18:11

Mutirão oftalmológico chega à Rio Preto da Eva e beneficia 70 pessoas com catarata

Dona Raimunda Lúcia chegou cedo ao Hospital Thomé de Medeiros Raposo, em Rio Preto da Eva. Ela foi uma das 30 pacientes que realizaram a cirurgia de catarata no último sábado (3-dez). “Foi ótimo, muito rápido, eu não senti quase nada! O médico falando comigo o tempo inteiro. A cirurgia foi um sucesso, e eu estou muito feliz”, comemorou.

O mutirão oftalmológico é uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto da Eva e o Governo do Amazonas, com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL).

No total, em Rio Preto, 70 moradores serão contemplados com a cirurgia de catarata.

“Na cirurgia de catarata, substituímos o cristalino do olho que está doente por um novo cristalino, artificial”, explica o médico que fez as cirurgias.

“O cristalino é transparente quando a gente nasce, e à medida que envelhecemos, pegando sol, sendo exposto a oxidação, ele fica opaco. Isso atrapalha a visão, então o objetivo é retirar esse cristalino e colocar um artificial, devolvendo a visão ao paciente”, acrescentou.

Antigamente, a cirurgia de catarata era feita com um corte grande na região do olho, e a anestesia era aplicada com uma agulha, mas hoje a anestesia é aplicada em forma de colírio, e a retirada do cristalino é feita com uma caneta de ultrassom.

O paciente não sente dor. A cirurgia é muito mais rápida e a recuperação também.

Em Rio Preto da Eva, o mutirão oftalmológico foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

“Tínhamos um cadastro de pessoas aguardando a realização dessa cirurgia. Quando foi firmada a parceria, nossas equipes entraram em contato com os pacientes e agendamos o procedimento cirúrgico, que foi um sucesso”, disse Aila Carla Bernardino, secretária de saúde.

Onze municípios do Amazonas vão receber o mutirão de cirurgias.

Além de Rio Preto da Eva, as cidades de Iranduba, Manacapuru, Envira, Santa Isabela do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Apuí e Tabatinga serão contempladas. Mais de mil serão pessoas beneficiadas.

Leia também outras matérias

Projetos de Caio André beneficiam mulheres, pessoas em tratamento de câncer e com deficiência auditiva e visual

Redação Zero Hora AM

Após eclipse, médicos começam a receber pacientes com ‘queimadura nos olhos’

Hugo Bronzere

Idoso enfarta e morre enquanto dirigia veículo em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo