23 de junho de 2026 | 12:39

oberto Cidade assina ordens de serviço para obras de pavimentação em Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá

O governador Roberto Cidade assinou, nesta segunda-feira (22-jun), as ordens de serviço para a retomada das obras de pavimentação nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá (a 135, 151 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente). Com investimento superior a R$ 40 milhões, as ações integram a segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas, em mais uma iniciativa do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da infraestrutura no interior.

Durante a agenda, o governador destacou a importância dos investimentos para promover a qualidade de vida da população e ampliar as oportunidades de crescimento dos municípios localizados na calha do rio Madeira.

“Tenho muito compromisso, respeito e amor por Borba e por Nova Olinda do Norte. Vocês sabem do meu carinho, do meu empenho e do meu respeito pela calha do Madeira como um todo. Hoje, estar na condição de governador e poder assinar ordens de serviço como essas é muito gratificante. Tenho certeza de que este será um verão muito proveitoso, pois o asfalto está chegando”, declarou Roberto Cidade.

Participaram da agenda o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Júlio César Langbeck Soares Neto, a coordenadora-executiva da UGPE, Daniella Falabelo Jaime, a prefeita de Nova Olinda do Norte, Professora Araci Cunha, o prefeito de Borba, Toco Santana e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.

De acordo com as autoridades municipais, a pavimentação das ruas trará benefícios diretos para a rotina da população, como a melhoria da mobilidade urbana e a ampliação da segurança para motoristas e pedestres. “É um sonho. Agradeço por esse tão sonhado asfalto. As máquinas já estão embarcando para Borba. O povo agradece e vai ficar muito feliz”, declarou o prefeito de Borba, Toco Santana.

Obras

Com investimento total de R$ 10,2 milhões, as obras em Nova Olinda do Norte incluem serviços de pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas distribuídas por 12 bairros da sede do município, além da recuperação do sistema viário da Comunidade Jacarezinho e de ramais da zona rural.

Em Borba, as obras também são voltadas à recuperação do sistema viário do município, totalizando 8,92 quilômetros de vias pavimentadas e investimento de R$ 15 milhões.

Por sua vez, o município de Humaitá receberá serviços de pavimentação rígida em concreto, calçadas, meio-fio, dispositivos de drenagem e sinalização viária. Com investimento total de R$ 15 milhões, as obras contemplam 26 vias urbanas localizadas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.

Asfalta Amazonas

Desde 2021, o Governo do Amazonas, por meio da UGPE e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), já firmou 54 convênios e 16 contratos no âmbito do Programa Asfalta Amazonas, alcançando 43 municípios do interior do estado, além de obras na capital.

Ao todo, estão previstos R$ 1,03 bilhão em investimentos para serviços de pavimentação e recuperação de 1.025,68 quilômetros de vias e ramais, fortalecendo a infraestrutura viária e promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população amazonense.

Na etapa atual do programa, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos 545,26 quilômetros de vias e ramais a serem pavimentados ou recuperados nos municípios do interior, com investimento estimado em R$ 638,8 milhões. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a melhoria da mobilidade urbana, da conectividade e do desenvolvimento econômico em todas as regiões do estado.

Leia também outras matérias

Foi comprar pão para os filhos e morreu com tiro no peito, na zona oeste de Manaus

Redação Zero Hora AM

Governador Wilson Lima apresenta projetos sustentáveis do Amazonas em reunião com delegações da Alemanha

Redação Zero Hora AM

Parintins e porto de Manaus recebem ação socioambiental realizada pelo TCE-AM

fabiocosta
Carregando....