O senador Omar Aziz (PSD-AM) vai intermediar uma reunião do prefeito de Manaus David Almeida (Avante) com o presidente Lula (PT), na terça-feira (14-mar), com o intuito de viabilizar alternativas para as mais de 60 áreas de alto risco de alagamento e desmoronamento em Manaus.
“Esses programas (habitacionais) acabaram! Não se faz mais casa e sabemos que a pessoa não vai morar numa área de risco porque quer ou porque gosta, mas sim por necessidade”, disse Omar.
“É necessário fazer uma política de governo de habitação para tirar essas pessoas de lá. Amanhã, o presidente Lula deve me receber junto com o prefeito para que a gente tenha uma política para evitar outras tragédias”, acrescentou.
O senador lembra que a ocupação desordenada da cidade é um problema social e que essas famílias que vivem em áreas de risco precisam ser amparadas para evitar que tragédias dessa magnitude se repitam.
Tragédia no Jorge Teixeira
O deslizamento de terra registrado no bairro Jorge Teixeira ocorreu em uma área de risco e atingiu 11 casas que ficavam na parte de baixo de um barranco.
Segundo a Prefeitura de Manaus, oito corpos foram localizados e três pessoas foram resgatadas com vida.
O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) registrou mais de 120 ocorrências de Defesa Civil e Trânsito por toda Manaus durante o domingo e uma operação conjunta foi feita para atender os bairros mais afetados da capital.