26.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 07:57

Ômicron vai se tornar variante predominante no Amazonas, diz FVS

A Fundação de Vigilância em Saúde está em alerta com a Ômicron e acredita que é uma questão de tempo para que a nova cepa seja a responsável pela maioria de casos da covid no Amazonas.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a variante é de alta transmissibilidade e ressalta que cada infectado pode transmitir o vírus para outras 206 pessoas.

Tatyana  explica que, por se tratar de uma variante de preocupação em termos de transmissão, a tendência é que nas próximas semanas a Ômicron seja a variação do vírus predominante no estado.

“Todos nós sabemos que agora em janeiro tivemos a introdução da variante Ômicron, que essa variante Ômicron é o principal motivo do avanço na aceleração de casos”, pontua a representante da FVS.

Por enquanto não há registro de pessoas internadas com a nova variante, mas o número de infectados vêm crescendo assustadoramente nos últimos dias:

“Nenhum caso foi internado, mas ainda precisamos saber o quanto temos aqui, e agora”, afirma.

Por conta disso, a FVS enviou cerca de 600 amostras de material positivo para covid, para ser analisada na Fiocruz, por meio do sequenciamento genômico.

Após os resultados, será possível dizer se o “boom” de casos que o Amazonas, sobretudo Manaus, tem enfrentado com quase 3 mil novos infectados por dia está ocorrendo por conta da disseminação da variante.

 

Leia também outras matérias

Portaria Federal afasta empresas de informática interessadas em investir na ZFM

Redação Zero Hora AM

Ex-prefeito de Humaitá terá que devolver R$ 560 mil por irregularidades no transporte escolar, condena TCE-AM

Hugo Bronzere

Comemorando 73 anos de Corte, TCE-AM sedia encontro com ministro do STJ e autoridades do Estado

Hugo Bronzere
Carregando....