4 de novembro de 2025 | 02:30

Operação Natal Mais Seguro 2025 é lançada pelo Governo do Amazonas

Foi lançada hoje (03-nov), pelo Governo no Amazonas, a Operação Natal Mais Seguro 2025, que vai reforçar o policiamento durante o período de compras e festividades de fim de ano com 1,6 mil policiais militares na capital e interior.

A operação ganha o reforço dos 500 alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que iniciam estágio supervisionado e passam a atuar nas ruas de Manaus.

O lançamento ocorreu na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade.

Coordenada pela Polícia Militar e integrada às forças de segurança do Estado, a operação vai se estender até o início de janeiro de 2026.

As ações serão realizadas em áreas comerciais e bancárias de grande movimentação, como o Centro, Vieiralves, Manoa, Alvorada, Parque 10 e avenida Hilário Gurjão, entre outras. O governador destacou a importância da presença ostensiva dos policiais e do compromisso dos novos soldados com a proteção da população.

 

“A presença da polícia é importante, todas as vezes que um cidadão vê um homem fardado, como vocês estão aqui, representando o Estado, isso passa tranquilidade para a nossa população. Então é isso que vocês vão fazer, essa é a missão de vocês, é proteger a nossa sociedade. Cada um de vocês aqui fez um juramento de defender a nossa população”, afirmou o governador Wilson Lima.

Reforço tecnológico

 

 

A Operação Natal Mais Seguro 2025 contará também com o suporte do Sistema Paredão, com mais de 1,5 mil câmeras de videomonitoramento em tempo real conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

A tecnologia permite a identificação rápida de situações suspeitas e o direcionamento das equipes em campo, garantindo mais agilidade e eficiência às ações.

“Esse ano nós vamos ter um aparato tecnológico maior, com o uso de câmeras do Sistema Paredão e com as ferramentas de inteligência que a gente tem implementado. Tudo isso ajuda a polícia a chegar mais rápido e a ser mais eficiente nas ações de segurança”, afirmou o governador Wilson Lima.

Operação

A operação envolve todas as modalidades de policiamento, incluindo viaturas, Rocam Motos, cavalaria, ciclopatrulha e policiamento a pé, mobilizando equipes dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), do Interior (CPI), além das Unidades Administrativas e do Serviço Extra Gratificado (SEG).

Os policiais vão reforçar a segurança nas áreas de grande fluxo comercial e bancário, prevenindo furtos, roubos e demais práticas criminosas, garantindo um ambiente mais seguro para lojistas e consumidores, como explicou o comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva.

“Estamos iniciando mais uma operação estratégica e tradicional da Polícia Militar, onde empregamos todo o nosso efetivo administrativo e operacional. São 1.650 homens, sendo 1.250 na capital e 400 no interior. Nós vamos trabalhar com todas as modalidades de policiamento e operação se estende até janeiro, e eles vão operar em todas as principais áreas comerciais na capital e nos municípios onde há grande movimentação no comércio”, informou o comandante-geral.

Décimo terceiro e salário

Na oportunidade, o governador anunciou que o Estado vai injetar R$ 1,2 bilhão na economia neste fim de ano com o pagamento da 2ª parcela do 13º salário, nos dias 11 e 12 de dezembro, e a antecipação do salário de dezembro, nos dias 22 e 23.

A medida beneficia mais de 120 mil servidores – entre ativos e em inativos – e reforça o compromisso com a valorização do funcionalismo público e o estímulo à economia no período natalino.

Leia também outras matérias

David Almeida entrega hoje a primeira decoração natalina no mirante Lúcia Almeida

fabiocosta

João Pessoa (PB): município registra 2,3 mil casos de dengue em 2025

Redação Zero Hora AM

Facção criminosa obriga “sniper do tráfico” a se entregar à polícia; “venda de drogas estava prejudicada”

Redação Zero Hora AM
Carregando....