28.3 C
Manaus
5 de outubro de 2025 | 01:11

‘Orquestra na Floresta’: Concultura promove encontro de músicas clássica e indígena em apresentação histórica

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou ontem (23-set) à noite a primeira edição do projeto “Orquestra na Floresta”, na comunidade indígena aldeia Cipiá, localizada a 34 quilômetros da capital, às margens do rio Negro.

O concerto promoveu um encontro histórico entre a recém-criada Orquestra de Câmara de Manaus, entregue pelo prefeito David Almeida em agosto deste ano, e o grupo de música indígena Cipiá, em uma experiência única de intercâmbio artístico e cultural.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou que o projeto de relevância nacional é um contínuo diálogo entre a música clássica e a milenar música indígena.

“Este projeto é muito mais do que um concerto. Ele é a demonstração de que Manaus é uma cidade que respeita e valoriza sua diversidade cultural. Levar a orquestra até a floresta, para dialogar com os saberes indígenas, significa abrir novos caminhos de convivência, aprendizado e reconhecimento das nossas raízes”, destacou o presidente do Concultura.

Música clássica na aldeia

Sob a regência do maestro Hermes Coelho, os músicos apresentaram um repertório que transitou entre os clássicos de Bach e Vivaldi, criações de compositores brasileiros e a força ancestral dos cantos e instrumentos indígenas, conduzidos pelos próprios moradores da aldeia.

O público presente, formado por integrantes da comunidade e convidados, testemunhou um espetáculo onde a tradição indígena e a música erudita se fundiram em harmonia, gerando um momento de rara beleza e significado.

O evento também teve grande importância simbólica para os moradores da aldeia Cipiá. O cacique Domingos ressaltou que receber a Orquestra de Câmara em seu território representa um gesto de valorização da cultura indígena e de respeito às tradições locais, além de inspirar as novas gerações a preservarem a herança cultural.

“A partir de hoje, começa o nosso encontro, maior encontro que a gente estava esperando desde o início. É um grande privilégio prestigiar esta orquestra na floresta. É muito emocionante. Mais uma vez, parabéns a todos nós”, destacou o cacique.

A primeira edição do “Orquestra na Floresta” reforça as diretrizes do Concultura de descentralização da política cultural, valorização da diversidade e democratização do acesso à arte, consolidando Manaus como uma cidade que promove encontros, respeita suas raízes e celebra sua pluralidade.

O projeto

A “Orquestra na Floresta” é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, que promove o intercâmbio artístico entre músicos da cidade e comunidades tradicionais da Amazônia.

Mais do que um concerto, o projeto nasce com a missão de aproximar públicos distintos, valorizar o patrimônio imaterial indígena e ampliar o acesso à música clássica em territórios onde esse gênero raramente chega.

Essa fusão contribui para preservar tradições, estimular a criatividade e reafirmar a identidade cultural da Amazônia.

A ação também está alinhada às diretrizes do Concultura de democratização do acesso à arte, descentralização da política cultural e valorização da diversidade, consolidando Manaus como uma cidade de encontros e de respeito às suas múltiplas raízes.

Leia também outras matérias

PRTB anuncia convenção para lançar 42 candidatos a vereador e apoiar Amom

Redação Zero Hora AM

Morte de delegado do AM pode ter sido encomendada, afirma fonte policial

Redação Zero Hora AM

Fim da greve: Prefeitura de Manaus negocia acordo entre trabalhadores e empresários e põe fim à paralisação

Hugo Bronzere
Carregando....