O deputado Dermilson Chagas recebeu mais denúncias sobre a falta de cédulas para carteira de identidade nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). Segundo as informações que o parlamentar recebeu, na última segunda-feira (6/9) e nesta quinta-feira (9/9), o serviço de emissão de registro geral está paralisado, entretanto, o governo do Amazonas está realizando ações eleitoreiras em alguns bairros carentes de Manaus, disponibilizando a emissão do documento.
“Enquanto isso, a população que se dirige aos PACs não consegue ser atendida”, disse o deputado Dermilson Chagas, ressaltando que tanto o governador quanto outros políticos estão utilizando a estrutura do governo do Amazonas para realizar a emissão do documento de identidade como uma estratégia para alavancar votos para a próxima eleição, em 2022.
“O que é mais esquisito é que nós vemos ações soltas em bairros, com atividades de expedição de carteira de identidade, e a população que procura os PACs não encontra. Qual o motivo disso?”, questionou o deputado Dermilson Chagas.
No dia 10 de agosto, o deputado Dermilson Chagas já havia denunciado essa situação para a imprensa, informando que o governo do Amazonas deixou as unidades do PAC em situação precária, prejudicando a população que busca pelos serviços oferecidos pelo conglomerado de órgãos estaduais e municipais que funcionam dentro da estrutura dos PACs.
O parlamentar disse que recebeu informações que, em todos os PACs, estão faltando cédulas de carteira de identidade e que, por essa razão, a população que necessita do documento está sem atendimento há semanas e está impedida de realizar transações financeiras, assinar documentos e outras atividades que necessitam de comprovação da identificação legal das pessoas.
“As pessoas que estão querendo tirar a primeira via ou a segunda via da carteira de identidade e as pessoas que sofreram furto ou que perderam o documento estão sem poder tirar o documento. Na realidade, em todos os PACs estão faltando cédulas de RG”, o deputado Dermilson Chagas.