26.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 20:48

Padre Kelmon realmente é padre?

A figura mais emblemática do último debate entre candidatos à Presidência do Brasil, Padre Kelmon (PTB), teve por diversas vezes sua posição de padre questionada pelos demais candidatos. Sendo chamado de “padre de festa junina” por Soraya Thronicke (União Brasil) e apontado como “laranja” e “fantasiado” por Lula (PT).

Padre Kelmon concorria como vice de Roberto Jefferson (PTB), mas assumiu a candidatura da chapa depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do ex-deputado.

Com relação às falas de Soraya, Kelmon rebateu: “A senhora desrespeita por não saber o valor de um sacerdote. É aquele homem que se dedica à vida do pobre e serve no altar a Jesus Cristo. O povo brasileiro sabe disso, mas a senhora desconhece. Sabemos da importância do zelo pelo ser humano, onde a verdade é primordial. É preciso valorizar e respeitar as pessoas que estão neste país ajudando a construí-lo”.

Mas afinal, Padre Kelmon realmente é padre?

Uma nota publicada no dia 14 de setembro pelo arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil aponta que Kelmon Luís da Silva Souza, não é membro da Igreja, e se autodenomina padre de maneira equivocada.

“Esclarecemos que, em pleno respeito, mas também gozando da mesma liberdade de pensamento, consciência e religião prevista no 18º artigo da Declaração dos Direitos Humanos e no artigo 5º da Constituição Federal do Brasil, o referido candidato não é membro de nossa Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia do Brasil em nenhuma de suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais”, disse a entidade.

No documento, é apontado ainda que Kelmon nunca foi seminarista ou membro do clero da Igreja em nenhum dos três graus da ordem, sequer no Brasil ou em outro país.

Leia também outras matérias

Portal de Vagas da Sólides traz mais de 500 oportunidades de emprego em Manaus e região metropolitana

Redação Zero Hora AM

Presidente do TCE-AM envia mensagem de fim de ano, com votos de esperanças, fé e fraternidade

Hugo Bronzere

Concurso público da Aleam avança e presidente Roberto Cidade anuncia bancas em análise para realização do certame

Redação Zero Hora AM
Carregando....