35.3 C
Manaus
19 de setembro de 2024 | 15:52

Papa exorta líderes a formar escoteiros com o testemunho de vida mais do que com palavras

O papa Francisco enviou uma mensagem aos líderes da Associação de Guias e Escoteiros Católicos Italianos (Agesci, na sigla em italiano), aos quais encorajou a educar principalmente com a vida, e não com palavras.

No início da sua mensagem, o papa exortou-os a buscar “um novo entusiasmo da fé em Jesus, mestre e amigo, para continuar com alegria o caminho humano e espiritual dentro da Igreja, testemunhando o Evangelho na sociedade”.

O papa disse desejar que as jornadas de reflexão, que terminaram ontem (25) em Verona, Itália, suscitem a consciência do quão delicado é o “compromisso educacional” dos líderes de escoteiros “junto às crianças, adolescentes e jovens que devem ser acompanhados com sabedoria e apoiados com afeto”.

Isso, segundo o papa, exige uma formação de qualidade para “aqueles que são chamados a cumprir essa importante missão: antes de tudo, a disposição para ouvir e ter empatia com os outros, como uma área na qual a evangelização germina e dá frutos”.

Para o papa, “trata-se de desenvolver a capacidade de escuta e a arte do diálogo, que estão naturalmente ancoradas numa vida de oração, onde se entra em diálogo com o Senhor, se faz uma pausa na sua presença para aprender dele a arte do amor doado, para que pouco a pouco a própria existência entre em sintonia com o coração do Mestre”.

Depois, Francisco destacou que a formação é necessária para o “desafio missionário”, tal como Jesus fez com os apóstolos através das “intervenções formativas” que se leem no Evangelho.

Francisco destacou o impacto formativo da vida e do comportamento dos formadores, que “educam principalmente com a vida, e não com palavras”.

“A vida do formador, o seu constante crescimento humano e espiritual como discípulo de Cristo, sustentado pela graça de Deus, é um fator fundamental à sua disposição para tornar eficaz o seu serviço às jovens gerações. Na verdade, a sua própria vida testemunha o que as suas palavras e obras pretendem transmitir no diálogo e no acompanhamento formativo”, disse ele.

“Não se deixem paralisar pelas dificuldades, mas partam sempre em busca do projeto que Deus tem para cada um”, concluiu Francisco.

Leia também outras matérias

Câmara de Manaus celebra 190 anos de história e destaca atuação na vida dos moradores da capital

Hugo Bronzere

Bandidos invadem pronto-socorro da Cidade Nova e aterrorizam pacientes

Redação Zero Hora AM

“Lei que favorece vagabundos”, diz delegado Pablo sobre decisão do STF em descriminalizar mac0nha

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo