O aumento no número de suicídios no Amazonas é motivo de preocupação do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que abordou o tema durante reunião na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Por meio de um de requerimento, o deputado solicitou uma audiência pública com a participação do Governo do Amazonas, Ministério Público do Estado (MPAM) e instituições responsáveis voltadas à atenção à saúde mental. Objetivo é encontrar soluções para conter a alta nos índices do problema.
Em seu pronunciamento, Wilker propôs a criação de um plano de ação em conjunto com órgãos estaduais, com medidas para evitar casos de suicídio no Estado. O deputado citou a ponte Jornalista Phelippe Daou, localizada no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, que se tornou um local com vários suicídios e tentativas de suicídio.
“Toda semana temos notícias de suicídio na ponte Rio Negro. É preciso rapidamente uma intervenção do Poder Público. Ou aumenta gradil, ou coloca tela, mas também de ações concretas para o acolhimento psicológico”, disse Wilker.
“Estou apresentando um requerimento para que possamos, no seio da Comissão de Saúde, realizarmos uma audiência pública com o Estado, Ministério Público e entidades para que eles apresentem um plano de ação. Não podemos ficar assistindo de camarote os jovens e adultos tirando suas vidas”, afirmou Barreto.
O deputado afirmou, também, que irá propor o direcionamento de recursos no orçamento estadual de 2023 para contribuir com o combate ao suicídio, que foi a quarta principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo em 2019.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 700 mil pessoas atentam contra a própria vida no mundo.
“O Governo precisa direcionar recursos e eu irei propor isso no orçamento 2023. É uma política pública que requer atenção e fica esse meu posicionamento de apelo às autoridades do nosso Estado”, finalizou.