25.6 C
Manaus
26 de abril de 2024 | 13:31

Portal Zero Hora implanta tecnologia assistiva para Pessoas com Deficiência

As pessoas com deficiência visual e auditiva já podem ter acesso ao conteúdo disseminado no site Portal Zero Hora Amazonas. Foi implantado, desde a última segunda (07-nov), tecnologia de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. É possível ter acesso no site www.zerohoraam.com. 

Para tanto, foi utilizada a solução Suíte VLibras, que é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, com a funcionalidade que permite a tradução de textos em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um avatar tridimensional é utilizado em computadores, celulares e plataformas Web.

Além da tradução em Libras o portal dispõe de uma ferramenta voltada à pessoas cegas e de baixa visão, que permite ao leitor aumentar ou diminuir as fontes e aplicar contraste durante a navegação. As funcionalidades de acessibilidade tornam o portal Zero Hora uma ferramenta de inclusão no Estado do Amazonas e possibilita que as pessoas com deficiência possam ficar bem informadas.

ACESSIBILIDADE: 

A proposta de um website (ou qualquer outra mídia digital) bem concebido e acessível é a de beneficiar as pessoas com necessidades especiais, dando-lhes autonomia e permitindo que elas não só utilizem, mas também contribuam com a web.

Sua flexibilidade beneficia igualmente pessoas idosas, aquelas não fluentes na escrita de um idioma, pessoas com conexões lentas, ou usuários de tecnologias ultrapassadas, internautas novos ou pouco frequentes, usuários de telefones móveis, indivíduos com limitações temporárias, entre outros.

Um website com adequado contraste de cores e com opção para alternância de tamanho da fonte beneficia igualmente o indivíduo com baixa visão, com a visão comprometida pela idade e quem faz uma busca em seu celular à luz do sol, por exemplo.

Acessibilidade é um Direito e um Dever


Desde 2004, um Decreto Federal (nº 5.296) torna obrigatório que todos os portais e sites dos órgãos da administração pública atendam aos padrões de acessibilidade digital. Depois disso, vários decretos, portarias e até uma lei – a Lei de Acesso à Informação Nº 12.527, de novembro de 2011 – trataram do tema, abrangendo todos os sites e não apenas os governamentais. No dia 06 de julho de 2015 foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) que torna obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo. Mas, mesmo existindo a legislação, isso não foi suficiente para que de fato a situação tenha sido resolvida até hoje.

Leia também outras matérias

AM Energia diz que vai recorrer ao STF para continuar instalação de medidores aéreos em Manaus

Redação Zero Hora AM

Motoristas de App fazem sexo com clientes em busca de renda extra

Redação Zero Hora AM

Equipe do TCE-AM fortalece debate em Fórum da Educação

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo