25.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 23:46

Praia da Ponta Negra é fechada para banhistas por causa do risco de afogamento

A praia da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, foi interditada hoje (17-set) para os banhistas. A medida, anunciada pelo prefeito David Almeida (Avante), tem como objetivo evitar acidentes e afogamentos causados pelos bancos de areia e valas subaquáticas no rio Negro.

Ao lado do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, o prefeito deu detalhes sobre a vazante e seca extremas que atingem o rio Negro.

“O rio Negro atingiu a marca de 15,77 metros, conforme medição no porto de Manaus. Por esse motivo, o banho no rio, durante a interdição, fica proibido, e placas de orientação da interdição estão sendo instaladas para ampla informação aos frequentadores da praia”, explicou David Almeida.

Com a descida do nível das águas,  a área reservada aos banhistas fica próxima ao fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões.

O laudo e levantamento solicitados pela Prefeitura de Manaus ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico.

Estiagem severa

Diante da vazante, o Implurb solicitou laudo sobre o cenário atual da praia perene da Ponta Negra, a fim de estabelecer medidas de segurança e proteção aos banhistas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo.

Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.

Na última interdição por conta da seca dos rios, ocorrida no ano passado, a praia foi interditada no dia 2 de outubro, por medida de segurança quando o rio Negro ficou abaixo da cota de 16 metros, após análise, laudo e relatórios de órgãos responsáveis comprovando que a mesma não se encontrava própria para banho, naquela época.

Veja o vídeo.

 

Leia também outras matérias

TCE-AM sediará Seminário sobre Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Saneamento Básico

Hugo Bronzere

Para encontrar Jesus, 400 pessoas morrem ao fazer “jejum prolongado”

Redação Zero Hora AM

UEA inicia atividades de Programa de Residência em Saúde Indígena

Hugo Bronzere
Carregando....