5 de fevereiro de 2025 | 01:56

Praia da Ponta Negra será liberada para banho quinta-feira (26), diz prefeito de Manaus

O prefeito David Almeida e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, irão anunciar, na quinta-feira (26-dez) às 9h, as ações para desinterdição da praia do complexo turístico Ponta Negra, no anfiteatro do espaço, na zona oeste de Manaus.

A liberação do banho acontece após a subida das águas do Rio Negro, passando da cota de 16 metros. A interdição foi realizada em setembro, diante da severa e recorde estiagem vivida pelo Amazonas.

O monitoramento da praia e de suas condições de banho é realizado pela prefeitura, mais intensamente, nos últimos 15 dias, com solicitação de laudo e relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre as condições de balneabilidade, e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM).

Na véspera de Natal (24-dez), a medição da cota do rio está em 17,09 metros. A interdição ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do Rio Negro, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis, depressões e, até mesmo, o surgimento de banco de areias, durante os movimentos de cheia e vazante.

Em 2013, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O TAC resultou na adoção de normas de uso da praia perene.

A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos e/ou relatórios comprovarem que a praia se encontra imprópria para o uso dos banhistas.

Leia também outras matérias

Confirmado: Arena da Amazônia vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina 2027

Hugo Bronzere

Michelle Bolsonaro comanda reunião com mulheres em Manaus

Redação Zero Hora AM

Águas de Manaus abre inscrições para 3º Prêmio de Jornalismo Ambiental

Hugo Bronzere
Carregando....