30.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 19:13

Prefeitura de Manaus tem até sexta-feira para explicar ao TCE-AM onde foi parar recurso do Fundeb

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, concedeu prazo de cinco dias úteis para que a Prefeitura de Manaus apresente informações sobre os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) referentes ao exercício de 2023. O prazo se encerra na sexta-feira (05-dez).

A medida foi publicada na edição do dia 28 de dezembro do Diário Oficial Eletrônico (DOE), disponível em doe.tce.am.gov.br.

A decisão foi tomada em resposta a uma representação do Ministério Público de Contas (MPC-AM), que apontou suspeitas de má-gestão dos recursos do Fundeb pela prefeitura.

O MPC, por meio do procurador de contas Ruy Marcelo, alegou que a prefeitura não liberou abono aos servidores da educação no final de exercício, atribuindo a diminuição de repasses do fundo nacional como motivo.

Município ainda teria sobra do Fundeb de 2021 e 2022

No entanto, o MPC-AM também apontou que, apesar da diminuição de repasses, a justificativa possivelmente não seria válida, pois o município ainda teria sobra de recursos do Fundeb referentes aos exercícios de 2021 e 2022.

Além disso, o órgão ministerial destacou que ao recorrer a dados que deveriam estar disponíveis no Portal da Transparência municipal, foi constatado que o site em questão está desatualizado desde o ano de 2021, o que representa grave ilicitude por omissão de transparência.

Em sua decisão, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou os indícios de má-gestão e a obscuridade dos dados referentes ao Fundeb para a concessão do prazo à Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Leia também outras matérias

Primeiro modelo de Inteligência Artificial de Elon Musk será lançado amanhã (04)

Hugo Bronzere

Vereador Sassá propõe intervenção da Águas de Manaus na questão das empresas terceirizadas

Hugo Bronzere

“Cadê os R$ 1 bilhão que deveriam ser investidos na BR-319?”, questiona deputado Rozenha

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo