O deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou a necessidade do fortalecimento dos legislativos estaduais para o desenvolvimento de políticas públicas mais próximas dos cidadãos. A fala ocorreu nesta sexta-feira, durante a solenidade de posse dos vereadores membros da União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB–AM), realizada no Auditório Senador João Bosco, na Aleam.
O evento contou com a presença de vereadores de diversos municípios amazonenses, além do presidente da UVB Nacional, Gilson Conzatti, e do governador do Amazonas, Wilson Lima.
“Esse é um momento histórico em que assistimos a mais uma iniciativa que vem reforçar o papel do legislador municipal. Parabenizo o vereador Diego Afonso por assumir a presidência dessa entidade, toda a diretoria, e reafirmo o meu desejo de continuarmos construindo políticas públicas que favoreçam os mandatos e, consequentemente, a população. Nós temos aqui na Aleam o Feclam (Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas), já com cinco edições realizadas, e que tem o objetivo de fortalecer a atuação parlamentar dos vereadores dos 62 municípios do Estado. E, agora, nós temos a honra de contar com essa importante representação atuando no mesmo sentido”, declarou o deputado-presidente.
Ao falar sobre o Feclam, Cidade convidou o presidente recém-empossado da UVB-AM, vereador Diego Afonso, e o presidente da UVB Nacional, Gilson Conzatti, para participarem conjuntamente da 6ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas, que será realizada no próximo ano.
“O Amazonas tem 750 vereadores, 41 na capital e o restante no interior. Ser vereador do nosso Estado é um desafio, principalmente nos municípios mais longínquos. E, embora a gente dê a nossa contribuição, é importante termos iniciativas como essa, que fortalecem os municípios. Aproveito a oportunidade para convidar o presidente Gilson e o presidente Diego a estarem conosco no Feclam, para que possamos melhor qualificar os legisladores do Amazonas”, disse Cidade.
O governador Wilson Lima também reconheceu a iniciativa do presidente Roberto Cidade e parabenizou a diretoria empossada da UVB-AM.
“Faço um cumprimento ao presidente Roberto Cidade, que é um parlamentar municipalista, que conhece muito bem a realidade de quem atua na política nos lugares mais distantes desse Estado, e faço aqui um reconhecimento à iniciativa dele quando criou o Feclam. Parabenizo e desejo sucesso na sua missão, vereador Diego Afonso, e me coloco mais uma vez à disposição para contribuir no que for possível. Os vereadores acabam sendo o para-choque das demandas sociais e é preciso que recebam o auxílio necessário na sua atuação parlamentar”, afirmou Lima.

União dos Vereadores do Brasil
Fundada em 1964, a UVB é a entidade nacional mais antiga e representativa dedicada exclusivamente ao fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.
Presente em diversos estados, conecta mais de 57 mil vereadores e 5.568 Câmaras Municipais em todo o Brasil.
O Amazonas passa a contar com sua própria seccional, destinada a integrar os 62 municípios e 750 vereadores do Estado, garantindo maior articulação, visibilidade e apoio institucional.
A instituição terá como objetivos promover a capacitação contínua, fortalecer a rede de articulação e fomentar a defesa institucional, além de atuar em frentes temáticas como educação, saúde, empreendedorismo, habitação e transparência, entre outras.
“Temos o grande desafio de fortalecer o Legislativo Municipal e o municipalismo em todo o Amazonas, qualificando os vereadores, promovendo a interiorização de temas e incentivando o protagonismo necessário nas discussões estaduais e nacionais. A UVB-AM é a primeira do Norte do Brasil e certamente vai balizar os outros estados nortistas”, declarou o presidente da UVB-AM, vereador Diego Afonso.
A solenidade de posse contou com vereadores de todas as calhas, entre eles representantes dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Beruri, Borba, Alvarães, Urucará, Apuí, Autazes, Maués, Itacoatiara, Novo Aripuanã, Caapiranga e Carauari.