21 de outubro de 2025 | 09:35

Professores podem ganhar treinamento para identificar e ajudar estudantes que sofrem abusos

Os profissionais da rede estadual de Educação podem ser treinados para identificar crianças e adolescentes que sofram abusos físicos, sexuais, psicológicos e morais dentro e fora de casa.

A proposta que garante o treinamento faz parte do projeto de lei apresentado pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos). O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O objetivo, segundo a deputada, é evitar que possíveis abusos contra crianças e adolescentes continuem acontecendo.

“Infelizmente, muitos estudantes passam por essa situação em casa ou em locais que costumam frequentar, sem qualquer apoio ou direcionamento de como proceder”, explicou a deputada.

“A escola e o Estado, no seu dever de cuidar e proteger, necessitam ter estrutura e rede de apoio para que essa vítima se sinta amparada e denuncie o fato”, acrescentou.

O treinamento com os profissionais deve ser feito pelo Estado, para que o profissional saiba identificar a vulnerabilidade do aluno e assim consiga ajudá-lo com ações preventivas ou repressivas.

“O aluno ao passar muitas horas na escola acaba criando um laço com o professor, que facilita a identificação de casos de abuso. O professor por sua vez, deverá saber abordar esse estudante de forma correta para a total identificação e responsabilização do autor”, finalizou.

Leia também outras matérias

’Não existe democracia sem liberdade’, Professora Maria do Carmo denuncia autoritarismo de governos comunistas

Redação Zero Hora AM

Amom cresce, passa David e lidera disputa para Prefeitura de Manaus

Redação Zero Hora AM

MIDR reconhece a situação de emergência na cidade paraibana de Massaranduba devido à estiagem

Redação Zero Hora AM
Carregando....