29.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2022 | 10:37

Projeto da Dra. Mayara cria campanha Março Borgonha para conscientização sobre o câncer Mieloma Múltiplo

De autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), o Projeto de Lei n° 6/2022, tem como objetivo a criação da Campanha “Março Borgonha”, a ser realizada anualmente durante o mês de março, no Estado do Amazonas.

Para a deputada, a doença, apesar de possuir uma baixa incidência na população brasileira, é motivo de preocupação e precisa ser avaliada com cautela, pois a detecção e o tratamento podem acontecer em estado avançado, aumentando os riscos de morte.

“O mieloma múltiplo é uma doença pouco conhecida, pouco prevalente, ainda, na população. É um tipo de câncer, que acontece no sangue, na medula óssea, numa célula chamada plasmócito. Tem muito a ver com nossa imunidade e formação de anticorpos. A pessoa tem sintomas muito inespecíficos como cansaço, dor nas costas e, por vezes, são atrelados à idade ou ao trabalho intenso”, explicou Dra. Mayara.

Meses atrás, a própria família da parlamentar sofreu com o impacto da doença, quando uma tia recebeu o diagnóstico. Segundo Mayara, assuntos como esse, de relevância para a sociedade precisam ser trazidos e discutidos na Assembleia Legislativa do Amazonas.

“A doença afeta mulheres com mais de quarenta anos, mas, também é comum ver em mulheres um pouco mais jovens, inclusive minha tia, com trinta e oito anos, foi diagnosticada há quatro meses. A notícia foi um baque muito grande para nossa família. Enquanto representante das mulheres, médica da saúde, eu preciso trazer cada vez mais esses assuntos que são pertinentes a sociedade”, afirmou a deputada.

Campanha em todo Brasil

A Campanha Março Borgonha foi instituída pela Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo (ABRAMM), em 2018, com objetivo social de divulgar a doença nos diversos canais de comunicação, promover encontros com pacientes, familiares , amigos, e profissionais de saúde, ampliando acesso ao conhecimento e a promoção de ações integradas, impactando o acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado.

No Amazonas, o PL visa alertar a sociedade por meio de ações educativas realizadas pelas Unidades de Saúde da Rede Pública e poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que possam prestar esclarecimentos sobre a doença, formas de detecção e tratamento.

“O projeto institui um mês de conscientização onde nas unidades de saúde do estado e da prefeitura também, vão acontecer várias orientações, palestras para que as pessoas entendam que sintomas inespecíficos precisam ser investigados. Buscamos um diagnóstico precoce e um tratamento mais efetivo”, concluiu Dra, Mayara.

Para o presidente da ABRAMM, Rogério de Sousa Oliveira, o projeto vai contribuir para a divulgação da doença e fortalecer a luta por políticas públicas que amparem os pacientes.

“Agradecemos a Dra. Mayara Pinheiro, pelo irrestrito apoio, que visa a inclusão do Março Borgonha no calendário oficial do estado como forma de fomentar, construir e melhorar políticas públicas necessárias a esses pacientes. Ações dessa natureza nos ajudam a alcançar nosso objetivo de mudar o cenário da doença no país e oferecer ao paciente a tão sonhada qualidade de vida que ele precisa”, concluiu Rogério.

Sobre o Mieloma Múltiplo

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.

No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue. Por isso, os pacientes podem ter anemia e ficam sujeitos a infecções.

Os plasmócitos cancerosos também produzem uma proteína anormal, chamada de proteína monoclonal, que se acumula no sangue e na urina. As células doentes também podem afetar os ossos, causando dores e fraturas espontâneas.

Pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo podem viver alguns meses ou vários anos, isso depende da precocidade do diagnóstico e do tratamento adequado.

Leia também outras matérias

Eduardo Braga sai confiante de audiência com ministro do STF sobre os decretos que prejudicam ZFM

Redação Zero Hora AM

Estrangulador era obcecado por vizinha, tirou a calcinha dela e matou garota na cama de casa

Redação Zero Hora AM

Ação social cuidará de pessoas e animais em situação de rua em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: