A proposta de Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Jander Lobato (PP), que institui a Política Municipal de Fomento para a criação de Polos Gastronômicos e Culturais nos bairros de Manaus, foi deliberada hoje (03-abr) e encaminhada para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da CMM.
O projeto aborda o incentivo ao turismo gastronômico para impulsionar a economia e a geração de emprego e renda para a população nos bairros da capital.
Os polos são aglomerações urbanas em áreas comerciais capazes de promover transformações para a expansão de produtos e serviços, através da formação de parcerias, acordos e convênios.
A intenção é valorizar a produção local, permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico, cultural e social, assim como o fortalecimento da identidade gastronômica dos bairros.
“Essa proposta tem o intuito de criar oportunidades para as famílias nos bairros de Manaus que atuam nesse segmento gastronômico e que precisam ampliar os seus negócios como meio de melhorar a sua renda”, afirmou o vereador Jander Lobato.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), em 2021, o setor da alimentação fora do lar faturou cerca de R$100 bilhões frente aos R$87 bilhões do ano anterior, o que representa um salto de 13%.
Nos últimos 20 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor tem crescido 7% ao ano.