27.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025 | 10:48

Projeto do dep. Fausto Júnior, que moderniza CLT, é aprovado pela Câmara Federal

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (10-jun) o Projeto de Lei 1663/2023, que visa modernizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo mais segurança jurídica tanto para trabalhadores quanto para empreendedores no Brasil. O projeto segue agora para Senado.

De autoria do deputado federal Fausto Júnior (União-AM), o texto propõe a atualização de dispositivos considerados ultrapassados, sem prejuízo aos direitos dos trabalhadores.

A proposta vai simplificar regras, reduzir burocracias e trazer mais transparência e equilíbrio às relações de trabalho.

“Estamos trabalhando para modernizar a CLT, limpando a legislação trabalhista daquelas leis que já não têm mais serventia, que não foram recebidas pela Constituição Federal e que, portanto, só estão ali para induzir a Justiça ao erro”, explicou Fausto.

“Com esse trabalho de revogar essas leis inúteis, trazemos mais segurança jurídica, mais previsibilidade e, portanto, melhorando o ambiente de negócios no Brasil, tanto para o empregador quanto para o trabalhador”, acrescentou o deputado.

Detalhes do projeto

Entre os avanços trazidos pelo projeto, destaca-se a emenda que garante ao trabalhador o direito de cancelar digitalmente a contribuição sindical.

Pela proposta, o cancelamento poderá ser feito por meio de portais ou aplicativos oficiais do Governo Federal, como o gov.br; plataformas digitais oferecidas pelos sindicatos, desde que atendam aos critérios de segurança da informação estabelecidos por regulamentação própria; aplicativos de empresas privadas autorizadas, que ofereçam serviços de autenticação digital; ou, ainda, pelo envio de e-mail ao sindicato, comunicando o pedido de cancelamento da contribuição.

Leia também outras matérias

Humorista Ary Toledo morre em São Paulo, aos 87 anos

Redação Zero Hora AM

DISTRITO FEDERAL: Programa ‘Computadores para Inclusão’, do Ministério das Comunicações, doa 772 máquinas para o DF em 2024

Redação Zero Hora AM

William Alemão cobra informações sobre uso de pontos comerciais na Casa de Praia Zezinho Corrêa

Hugo Bronzere
Carregando....