27.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 14:46

Projeto que restringe alimentos enlatados e sucos artificiais na merenda escolar vai virar lei no AM

As escolas da rede pública do Amazonas ficarão restringidas de oferecer, na merenda escolar, alimentos enlatados, embutidos (salsicha e conserva de carne) e bebidas artificiais. A medida, que garante alimentos mais saudáveis e nutritivos na merenda dos estudantes, faz parte do Projeto de Lei nº 126/2023, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania).

O projeto, que foi aprovado dia 6 de junho na Assembleia Legislativa do Amazonas, foi vetado pelo governo do Estado, que alegou que a medida era inconstitucional, justificando que a temática não é de competência estadual, e sim federal.

Mas nesta quarta-feira (23-ago), durante votação, a Assembleia Legislativa decidiu manter o projeto, que aguarda promulgação do Legislativo Estadual para virar lei.

O projeto vai ao encontro da Resolução nº 06/2020, que versa sobre o atendimento escolar aos alunos da educação básica, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O programa tem como objetivo promover a segurança nutricional, o direito humano à alimentação adequada e a construção de hábitos alimentares saudáveis.

De acordo com artigo 17 da referida resolução, os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo RT do PNAE, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados.

Diferentemente da norma, conservas do tipo peixe e sardinha são classificados como alimentos processados, enquanto salsicha e conservas de carne, tipo corte e desfiada, são denominados alimentos embutidos.

Procurada pela nossa reportagem, a Assembleia Legislativa informou que o projeto será promulgado nos próximos dias.

Leia também outras matérias

Lula promete superintendência da Suframa para Bosco Saraiva

Redação Zero Hora AM

‘Arena Valzão’, no Riacho Doce, será reformada após solicitação do vereador Sassá da Construção

Redação Zero Hora AM

“Vingador” mata ladrão que fazia arrastão na zona norte de Manaus; moradores aplaudiram

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo