25.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 05:27

Projetos de Caio André beneficiam mulheres, pessoas em tratamento de câncer e com deficiência auditiva e visual

Desde o início dos trabalhos legislativos de 2023, em fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), apresentou proposituras que beneficiam mulheres, deficientes auditivos e visuais, além de pessoas em tratamento de câncer e com tendência suicida.

Os Projetos de Lei (PLs) apresentados pelo presidente da CMM foram deliberados em plenário e tramitam em distintas comissões da Casa Legislativa.

O PL nº 013/2023 dispõe sobre a Campanha Check-up Feminino, em Manaus, com a finalidade de orientar mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que atingem este público.

De acordo com o autor da propositura, o PL quer beneficiar, principalmente, mulheres com pouco acesso aos serviços de saúde.

O Projeto de Lei nº 014/2023 reconhece a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial, do tipo auditiva, para todos os efeitos legais.

O presidente Caio André afirmou que a propositura é uma forma de voltar os olhares do Poder Público para essas pessoas.

Já o PL nº 016/2023, pretende instituir uma campanha municipal de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer e defende que a campanha seja coordenada por um órgão designado pelo Executivo Municipal, com a participação da sociedade civil.

Resgatando Vidas

Hoje foi analisado o projeto para criação do programa de combate ao suicídio “Resgatando Vidas”.

O programa é destinado à prevenção e ao atendimento de pessoas com tendência suicida, em situação de vulnerabilidade social, causada por transtornos psicológicos e/ou emocionais, bem como de seus familiares.

Os parlamentares deliberaram também o projeto sobre o direito de contribuintes com deficiência visual receberem o carnê/boleto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em braile.

“Nosso mandato quer ser instrumento de melhoria para a vida das pessoas e tenho certeza que, com esses projetos, as pessoas que serão beneficiadas terão mais qualidade de vida”, disse o presidente da CMM.

“Não aos medidores aéreos de energia”

Além das proposituras deste ano, tramitam na Casa Legislativa projetos de Caio André oriundos do ano de 2022, como a proibição de instalação de medidores aéreos de energia elétrica.

O Projeto de Lei nº 375/2022, acrescenta ao artigo 1º da Lei Municipal nº 2.208/2017, onde fica proibida a instalação de sistemas de medição de energia elétrica, externos ou centralizados, fixados nos postes de energia elétrica, ressalvadas as caixas de passagem de energia elétrica, transformadores e cabeamento de internet e TV a cabo, desde que seja observado um raio de 500 metros entre um e outro, para evitar poluição visual.

O projeto tramita na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

 

Leia também outras matérias

Déborah Secco tira a roupa e relembra tempos de ‘Bruna Surfistinha’; veja as fotos

Redação Zero Hora AM

TCE-AM reforça suporte e monitoramento do sistema de prestação de contas na reta final do prazo para gestores

Redação Zero Hora AM

Carteiras de PCDs vão demorar até 46 anos para ficarem prontas no AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....