25.3 C
Manaus
26 de abril de 2024 | 01:05

Projetos de Wilker Barreto que promovem a inclusão social e acessibilidade são aprovados na Aleam

Empresas que incentivarem a contratação de pessoas em situação de rua e o uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) entre os seus funcionários poderão receber um selo de reconhecimento por suas ações de cunho social em prol da sociedade.

É o que propõem, respectivamente, os Projetos de Lei nº 330/2021 e 697/2021, de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que foram aprovados nesta semana pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e agora aguardam sanção governamental.

O primeiro projeto cria o selo “Empresa Amiga da População em Situação de Rua”, que visa conceder certificação de reconhecimento público às instituições empregadoras que promovam a contratação de pessoas em extrema pobreza e que não possuem moradia.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020, chegando a quase 222 mil pessoas.

O segundo projeto institui o selo “Empresa Incentivadora da Aprendizagem e Aplicação de Libras”, destinado às instituições que desenvolvam programas de incentivo do domínio desta língua por parte dos seus funcionários, possibilitando maior acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

No Brasil, 24% da população possui algum tipo de deficiência.

Para Wilker, as matérias aprovadas irão estimular a oferta de emprego e renda às pessoas em vulnerabilidade social e a ampliação dos direitos PCDs nas empresas do Amazonas.

“Tais proposituras possuem uma enorme envergadura de alcance social que visam estimular a geração de emprego e renda aos mais desguarnecidos e facilitar a comunicação das empresas com o cidadão surdo, garantindo maior acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência auditiva”, justificou o parlamentar.

Outra propositura de Barreto aprovada pela Casa Legislativa foi o PL nº 720/2021, que dispõe sobre o direito ao atendimento no pavimento térreo de prédios públicos ou privados de pessoas com dificuldade ou restrição de locomoção.

Leia também outras matérias

Amazonino vai ao shopping e recebe apoio dos amazonenses para voltar ao governo

Redação Zero Hora AM

Funcionária da Bemol tem conta do Instagram vazada e conquista mais de 57 mil seguidores

Redação Zero Hora AM

Fã de Anitta tatua frase obscena no rosto em homenagem à cantora

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo