21 de agosto de 2025 | 11:49

Proposta de criação de municípios no AM é discutida em reunião em Novo Remanso (Itacoatiara)

A criação de municípios no Amazonas foi um dos assuntos discutidos no fim de semana, em Novo Remanso, no interior de Itacoatiara, onde moradores receberam o ex-deputado estadual Tony Medeiros (Avante).

A reunião, realizada na quadra Sérgio Mendonça, em Novo Remanso, discutiu a proposta de transformar a localidade em distrito e, posteriormente, em município.

A iniciativa segue o exemplo das comunidades de Lindoia e Itapeaçu, que também pleiteiam a emancipação.

O encontro contou com a presença dos vereadores Moisés Formigueiro e Nilda Abrahim, cunhada do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, que se comprometeu a interceder junto ao gestor municipal em apoio à causa.

Também participaram líderes comunitários e o presidente da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Estado do Amazonas (Fadeam), Reinaldo Serrão dos Santos.

Criação, incorporação e desmembramento de municípios

Tony Medeiros destacou que o movimento, iniciado em 1987, tem avançado com o apoio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e de parlamentares da bancada amazonense no Congresso Nacional.

Ele defende a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, que regulamenta a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, estabelecendo critérios como número mínimo de habitantes e procedimentos formais para o processo.

Pelas regras propostas no PLP, nas regiões Norte e Centro-Oeste o novo município deve ter pelo menos 6 mil habitantes. Novo Remanso, segundo Tony, conta com cerca de 20 mil moradores — mais que cidades como Japurá, Anamã, Itapiranga, Juruá, Amaturá, Silves, São Sebastião do Uatumã, Santa Isabel do Rio Negro e Caapiranga. “A luta é válida e a transformação de Novo Remanso é possível”, afirmou.

Criação de comissão em Novo Remanso

Na reunião, foi criada a Comissão Pró-Emancipação de Novo Remanso, formada pelos vereadores Moisés Formigueiro e Nilda Abrahim. A comissão dará força à elevação de Novo Remanso à categoria de distrito pela Câmara Municipal de Itacoatiara.

Tony explicou que, após a aprovação do distrito, o próximo passo será protocolar um requerimento na Assembleia Legislativa do estado, subscrito por pelo menos 20% dos eleitores da área, para a criação ou desmembramento de Novo Remanso de Itacoatiara.

Estudo de viabilidade econômica

O ex-deputado lamentou a paralisação das emancipações desde 1988, apesar de a Constituição atribuir essa prerrogativa às assembleias estaduais.

Ele citou casos de municípios criados no Sul e no Sudeste com populações muito reduzidas, como em São Paulo, onde um município surgiu com apenas 700 eleitores.

De acordo com Tony, um estudo de viabilidade econômica demonstra que a criação de Novo Remanso não traria prejuízos para Itacoatiara, município ao qual pertence atualmente. Pelo contrário, a emancipação poderia gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, e Itacoatiara continuaria a integrar a Região Metropolitana de Manaus.

Leia também outras matérias

Prefeito assina ordem de serviço para construção de ciclovia de 3,6 km na Ponta Negra

Redação Zero Hora AM

Com apoio de Amom, Caio André é eleito presidente da Câmara Mun. de Manaus

Redação Zero Hora AM

Nova Nazaré (MT) obtém o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de alagamentos

Redação Zero Hora AM
Carregando....