O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou nesta sexta-feira (31-jan) a realização de um concurso público para o Poder Legislativo Estadual em 2025. A declaração foi feita durante uma entrevista à Rede Tiradentes.
Segundo o parlamentar, o certame será realizado após a conclusão do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Assembleia, prevista para este ano. “Eu pretendo concluir o plano de cargos e carreira dos servidores da Assembleia Legislativa esse ano e também pretendo fazer o concurso público lá na Assembleia, que há mais de 14 anos não tem”, afirmou Cidade.
A quantidade de vagas ainda não foi definida, pois, segundo o presidente da ALE-AM, ainda haverá reuniões internas para tratar dos detalhes da seleção. O planejamento para a organização do certame deve começar em março deste ano, garantindo o cumprimento de todos os trâmites legais necessários. “A gente está com o planejamento para começar agora, a partir de março, reuniões internas para começar a dialogar e fazer os trâmites legais, porque a gente tem que seguir todos os ritos para que possa fazer ainda no final do ano”, explicou o deputado.
O último concurso realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas ocorreu em 2011, oferecendo 132 vagas para diversos cargos, incluindo procurador, analista de controle, analista legislativo e agente legislativo. Na época, os salários variavam entre R$ 2 mil e R$ 27 mil.
Com a previsão de aprovação do novo Plano de Cargos e Carreiras, os vencimentos podem sofrer reajustes, tornando o concurso ainda mais atrativo para os concurseiros. A expectativa é que a seleção traga oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, fortalecendo o quadro funcional da Assembleia e promovendo maior eficiência na administração pública.
O anúncio do certame gerou grande expectativa entre os interessados em ingressar no serviço público estadual. A medida também é vista como uma ação importante para modernizar e qualificar a estrutura administrativa da ALE-AM.
Os próximos passos incluem a definição das vagas, cargos e instituição organizadora do concurso. O edital deve ser divulgado ao longo dos próximos meses, conforme avançam as discussões internas.