O município de São Gabriel da Cachoeira, recentemente oficializado como a capital estadual dos povos indígenas, receberá ações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) para fortalecer e alavancar o turismo no município. A medida foi anunciada na tarde de hoje (21.02) após reunião do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Tony Medeiros, com o diretor-presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff e uma comitiva de vereadores do município.
Entre as principais ações estão uma visita técnica, em março, para fazer um levantamento dos locais com potencial turístico e a adoção de todas as medidas para a inclusão do município no mapa do turismo brasileiro.
De acordo com Litaiff, São Gabriel da Cachoeira tem “um potencial gigante” para o turismo de natureza e para o etnoturismo – tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígena.
“São Gabriel da Cachoeira tem uma vocação natural para o etnoturismo e é um municipío rico em belezas naturais. Destacaremos uma equipe para que vá ao município colher informações, fazer essa aproximação com o trade turístico local e assim promover, divulgar e fortalecer o turismo de São Gabriel da Cachoeira”, afirmou.
A comitiva também solicitou apoio para a realização do Festribal de São Gabriel da Cachoeira, uma grande festa que reúne os povos indígenas da região do Alto Rio Negro, atualmente habitada por 22 etnias.
O deputado Tony Medeiros informou que fará através da Assembleia Legislativa uma proposta para transformar o Festribal em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas.
Também participaram da reunião os vereadores de São Gabriel da Cachoeira: Ricardo Santos, Suely Ambrósio, Rafinha Brito (Etnia Tariano), Osmarina Vieira (Etnia Tukana) e Hernane Abreu (Etnia Tukana), e a turismóloga Amanda Cristina Santos.