25.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 05:03

Sindicato dos Jornalistas do AM lançará selo de compromisso ético para portais de notícias

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP-AM) apresentou hoje (17-fev) o selo “Jornalismo Ético e Responsável” para sites, blogs e portais de notícias.

 

O selo tem o objetivo de certificar os veículos de comunicação para atuarem no combate às fake news.

A confecção do selo foi feito na gestão anterior do sindicato, no ano de 2020, e foi registrado em cartório.

Agora, o selo foi apresentado a um grupo de 15 jornalistas proprietários de sites e portais de noticias.

A apresentação foi feita na sede do SJP-AM, pelo presidente do sindicato, Wilson Reis, que destacou a importância da certificação em defesa da classe, do compromisso com a ética jornalística, a proteção à propriedade intelectual, além de prezar pela manutenção da língua portuguesa.

Uma comissão formada pela sociedade civil irá compor o colegiado de ética para julgar e deliberar a atuação dos sites associados.

O selo será disponibilizado e apresentado em um grande evento, dia 07 de abril, na data que é comemorado o Dia Nacional dos Jornalistas.

Os portais, sites e blogs que aderirem ao selo terão compromissos de zelar pelo jornalismo, além de ser um facilitador para a concorrência em licitações publicas e privadas em cotas de patrocínio.

Hoje, no Amazonas, existem mais de 400 sites e portais de notícias agindo de forma clandestina, sem compromisso com o jornalismo e deixando de empregar profissionais diplomados.

Muitos desses veículos são dirigidos por profissionais de diversas áreas, sem conhecimento da profissão de jornalista.

Com a proximidade do processo eleitoral de 2022, muitos oportunista criam blogs, sites e portais para tirar proveito de candidatos e partidos políticos.

Leia também outras matérias

Ex-vice-governador Henrique Oliveira e esposa são alvos de operação da PF em Manaus

Redação Zero Hora AM

Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: prazo para pagamento da taxa de uso da água de domínio da União vence em 30 de abril

Redação Zero Hora AM

Escola de Contas Públicas do TCE-AM inicia capacitações no interior; primeiro município é Iranduba

Hugo Bronzere
Carregando....