Foram apresentados hoje (24-nov) pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) os primeiros resultados do projeto-piloto que identifica acúmulo de cargos em órgãos da administração pública.
Os primeiros dados analisados envolvem cinco pastas escolhidas. Foram identificados 147 indícios de acúmulos de cargos.
Os casos foram encaminhados aos jurisdicionados responsáveis por cada servidor. Do total, 90,% já tiveram providência encaminhada e estão sob análise interna do Tribunal.
Outros 8,8% de casos envolvendo acúmulo de cargos estão com esclarecimentos sendo elaborados pelos órgãos públicos, e apenas 0,7% não tiveram resposta dos gestores.
O projeto foi executado pela Diretoria de Admissões de Pessoal (Dicape), que selecionou órgãos específicos da Saúde, Administração e Educação do Estado e do município de Manaus, em virtude do quantitativo elevado de cargos e admissões realizados nas áreas.
De acordo com o relatório apresentado pela Dicape, os resultados foram considerados satisfatórios, com um retorno dos gestores de 90,5% dos indícios encontrados.
“A apresentação desses resultados iniciais comprovam que, em um trabalho conjunto e com auxílio da tecnologia, podemos aprimorar ainda mais a fiscalização da administração pública”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.