Eleito Ouvidor da Câmara Municipal de Manaus para os anos 2021 e 2022, o vereador e deputado federal eleito Amom Mandel (Cidadania) foi responsável por garantir o aumento da produtividade da Ouvidoria em cerca de 50%.
O trabalho foi realizado em etapas, junto à equipe da Ouvidoria, com ações integradas, apurações de denúncias e melhorias no funcionamento do setor.
Das 334 reclamações, sugestões, denúncias e solicitações recebidas presencialmente e por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, o Fala.BR, o total de 322 foram respondidas e quatro arquivadas nestes dois anos.
Até o fim de 2022, outras oito manifestações, que ainda estão em tratamento, devem ser respondidas.
Amom declarou que, ao iniciar as atividades junto à equipe, 198 manifestações atrasadas foram devidamente recebidas e encaminhadas. As manifestações se acumularam entre 2018 a 2020.
“Quando iniciamos esse trabalho, a Ouvidoria estava praticamente largada. Eram quase 200 demandas da população que não foram ouvidas, sequer tiveram algum retorno. Vejo como positivo o resultado das ações e do trabalho que desenvolvemos até aqui”, declarou o parlamentar.
Carta de Serviços da CMM foi atualizada
Ainda em 2021, a Carta de Serviços do Usuário da Câmara Municipal de Manaus, uma lista dos serviços oferecidos pelo Legislativo Municipal ao cidadão manauara, foi atualizada.
O material, que direciona os trabalhos da Ouvidoria para uma gestão eficaz e produtiva, não era atualizado desde 2018.
Ao integrar a gestão, Amom viabilizou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), para modernizar e aproximar a Ouvidoria do cidadão manauara.
Com o acordo, foi realizado o intercâmbio de dados, informações e sistemas informatizados para o uso comum e procedimentos de trabalho relativos às atividades relacionadas à Ouvidoria. Além disso, houve a inclusão de mais um canal de atendimento aos cidadãos.
Amom Mandel deixará a Ouvidoria ao final do mês de janeiro de 2023, quando a nova composição da Mesa Diretora assumir os trabalhos e o parlamentar passar a integrar a Câmara dos Deputados, em Brasília.