29.3 C
Manaus
2 de maio de 2024 | 11:01

TCE-AM adere à ferramenta do TCU para identificar acúmulos de cargos em órgãos públicos

Com o objetivo de aumentar a efetividade do controle e fiscalização, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participa, pela primeira vez, do Ciclo Anual de Fiscalização em Folha de Pagamento, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil.

Com a participação, o TCE-AM passa a contar com uma ferramenta virtual que identifica indícios de acúmulos de cargos a nível nacional.  

A adesão do TCE-AM à iniciativa do TCU contou com uma reunião de lançamento com gestores e técnicos de órgãos jurisdicionados à Corte de Contas amazonense.

Na sala da Escola de Contas Públicas (ECP), o secretario de Controle Externo, Jorge Guedes Lobo, a diretora de Controle Externo de Admissões de Pessoal, Holga Naito, e servidores do setor, apresentaram aos gestores informações acerca do projeto-piloto que está sendo implementado no âmbito do TCE-AM.

“A utilização da plataforma é mais uma prova de que estamos trabalhando pela modernização de nossas atividades funcionais. A tecnologia nos capacita a estarmos mais vigilantes em irregularidades nos órgãos jurisdicionados”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Participaram técnicos das Secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), Administração e Gestão (Sead) e Educação (Seduc), do Município de Saúde (Semsa), das Controladorias Estadual e Municipal (CGE e CGM), e da Universidade do Estado (UEA).

A escolha dos órgãos para o projeto-piloto foi focada em saúde e educação, tendo em vista o quantitativo elevado de cargos e admissões realizados nas respectivas áreas.

​Funcionamento da plataforma

Inicialmente, o Controle Externo do Tribunal busca identificar indícios de acúmulos de cargos conforme o cruzamento dos dados obtidos.

Os órgãos jurisdicionados já têm o dever de enviar documentos referentes às admissões e folhas de pagamento.

Com a reunião, a Dicape busca incentivar que os gestores solucionem possíveis acúmulos de cargos indicados na plataforma.

Depois de identificados indícios pela plataforma do TCU, o TCE-AM fará seleção e envio ao órgão jurisdicionado, que poderá apontar a resolução do caso na própria plataforma ePessoal.

Com o caso solucionado de forma prévia, o fluxo de trabalho ganha celeridade, diminuindo a necessidade de se autuarem processos e representações aos órgãos.

A plataforma disponibilizada tem enfoque no viés pedagógico, proporcionando mais celeridade na administração pública.

No entanto, o TCE-AM permanecerá autuando processos e representações caso haja permanência de acúmulos de cargos irregulares nos órgãos jurisdicionados.

Leia também outras matérias

Criança morre atropelada enquanto brincava de bicicleta no condomínio

Redação Zero Hora AM

Em Londres, Wilson Lima busca parceria com iniciativa criada por Rei Charles 3º para investir em projetos sustentáveis no Amazonas

Redação Zero Hora AM

Cabeça humana é encontrada no meio da rua, na Compensa, em noite violenta de guerra entre facções

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo