25.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 02:21

TCE-AM encerra sessões de 2023 com aplicação de multa ao ex-presidente da Câmara de Autazes

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) desaprovaram as contas do ano de 2020 do ex-presidente da Câmara Municipal de Autazes, vereador Emilson Sales de França.

O gestor terá que devolver aos cofres públicos R$ 619,5 mil, entre multas e alcance, devido a irregularidades identificadas em cinco licitações, assim como na reforma da Câmara.

A decisão, por maioria de votos, foi proferida hoje (19-dez) de manhã, na 45ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, última do ano de 2023.

A sessão foi conduzida pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Entre as falhas identificadas estão ausências de notas de empenhos originais e e de ordens bancárias assinadas pelo ordenador de despesas e pelo gerente financeiro.

Além disso, faltam aos certames justificativas para as contratações, certidões e outros documentos fundamentais como projeto básico e termo de referência.

Conforme o relator do processo, auditor Mário Filho, também não foram identificados documentos que pudessem comprovar a execução de itens relacionados à reforma da sede da Câmara Municipal de Autazes, entre eles serviços de instalação de grades e portas com pintura na sede do Poder Legislativo.

Além de fixar o prazo de 30 dias para que o então gestor devolva aos cofres públicos o valor devido, ou recorra da decisão do Tribunal Pleno.

O auditor Mário Filho também determinou à atual gestão da Câmara que evite a ocorrência das falhas identificadas na prestação de contas e que não foram corrigidas.

Última sessão do ano

Ao todo, 56 processos foram apreciados durante a 45ª sessão ordinária, que teve ainda a participação dos conselheiros Érico Desterro, Josué Cláudio e Fabian Barbosa, além dos auditores Mário Filho, Alípio Firmo Filho e Luiz Henrique. O Ministério Público de Contas foi representado pela procuradora-geral Fernanda Cantanhede.

Retorno das sessões em 2024

Ao encerrar a pauta do dia, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins convocou a 1ª Sessão do Tribunal Pleno do ano de 2024 para o dia 23 de janeiro, a partir das 10h.

 

Leia também outras matérias

Eduardo Braga relembra quando era governador: “ 30 mil famílias ganharam moradia e 20 mil alunos entraram na UEA”

Redação Zero Hora AM

CMM vai pedir de volta medalha dada ao policial que agrediu advogado em condomínio na Ponta Negra

Redação Zero Hora AM

Orientações sobre a nova “Lei das Sacolas”

Redação Zero Hora AM
Carregando....