4 de abril de 2025 | 03:14

TCE-AM orienta gestores sobre prestação de contas de Transferências Voluntárias via e-Contas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), emitiu uma orientação técnica aos gestores sobre a obrigatoriedade de prestar contas das transferências voluntárias via Portal e-Contas.

A nota técnica, elaborada pela Diretoria de Auditoria em Transferências Voluntárias, está disponível no Diário Oficial Eletrônico (DOE) e pode ser acessada no link: https://doe.tce.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/07/Edicao-de-n%C2%B03357-de-16-de-julho-de-2024.pdf

A orientação é destinada a gestores de órgãos estaduais e municipais que realizaram transferências voluntárias – que são recursos repassados a outros órgãos e entes sem determinação constitucional, como cooperação, auxílio ou assistência financeira.

Conforme o documento, a Res​olução nº 13/2015 determina que o Portal e-Contas seja o único canal para envio de informações sobre prestações de contas de transferências voluntárias.

A entrega digital de documentos ​p​or meio do portal traz mais eficiência e agilidade ao processo, permitindo uma captura estruturada dos dados e facilitando a análise dos auditores.

O envio digital dos dados também melhora o planejamento das auditorias in loco realizadas pelo Controle Externo do TCE-AM, pois a Se​cex pode acessar os documentos antecipadamente e definir fiscalizações mais específicas.

Mais informações sobre o processo de prestação de contas estão disponíveis no Manual de Transferência Voluntária, acessível no site do TCE-AM.

Leia a nota técnica emitida pelo TCE-AM.

25ª PAUTA ORDINÁRIA DE 16 DE JULHO DE 2024

Leia também outras matérias

Morre motociclista envolvido em acidente que vitimou uma diarista na Ponta Negra, em Manaus

Redação Zero Hora AM

Homem é fuzilado enquanto assistia partida de futebol em Manaus

Redação Zero Hora AM

Entenda regras do TSE para uso de inteligência artificial nas eleições

Redação Zero Hora AM
Carregando....