28.3 C
Manaus
2 de março de 2024 | 14:18

Tremor de terra atinge interior do AM, com magnitude de 4.8

A terra tremeu ontem (08-set) à noite no município de Atalaia do Norte, no interior do Amazonas, onde moradores disseram que sentiram as casas balançarem por volta das 21h15 (horário local).

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), cuja sede fica em Brasília, registrou o tremor, que alcançou magnitude de 4.8, considerado mediano para os níveis do Brasil. O abalo aconteceu a 15 quilômetros de profundidade e ainda não há registros de danos às casas e prédios de Nova Olinda.

“O evento sísmico ocorreu em uma região de baixa densidade populacional. Assim, não temos relatos de que foi sentido na região. As cidades mais próximas do epicentro são Mâncio Lima (AC) e Cruzeiro do Sul (AC)”, disse o geofísico Marcos Ferreira, do Serviço Geológico do Brasil.

Segundo a RSBR, os eventos dessa região costumam ser causados por atividades da placa de Nazca, que abrange o Estado do Amazonas. Normalmente, os alados sísmicos nessa região costumam ser mais profundos, em torno de 500 a 600 quilômetros.

Tremores anteriores

Em janeiro, construções de Manaus foram afetadas pelo reflexo de um terremoto de magnitude 5,7 na Guiana. Moradores de prédio relataram medo.
Em abril, um tremor de terra de magnitude 4,7 foi registrado em Barcelos (AM). O abalo foi sentido também em Manaus, mas não houve relatos de danos ou feridos.
Desde 2010, cerca de 40 sismos com magnitude acima de 3,0 foram registrados nos estados do Amazonas, Amapá e Roraima.

Leia também outras matérias

Pescadores de Novo Remanso recebem boas notícias do presidente da Fepesca, Walzenir Falcão

Redação Zero Hora AM

Escoteiros do Amazonas escolhem nova diretoria estadual; a missão agora é união e crescimento

Redação Zero Hora AM

Omar Aziz visita o Baixo Amazonas, faz prestação de contas e é recebido com festa nos municípios

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo