24 de dezembro de 2025 | 07:54

TCE-AM reforça compromisso com autonomia dos Tribunais de Contas durante votação da PEC da Essencialidade

Em demonstração de apoio à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 302/2017, a chamada PEC da Essencialidade dos Tribunais de Contas, a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, o conselheiro-corregedor Josué Cláudio Neto e o conselheiro Júlio Pinheiro participam, nesta terça-feira (04-nov), das mobilizações em Brasília que reforçam a importância da proposta para o fortalecimento do controle externo no país.

A presença dos representantes do TCE-AM destaca o compromisso da Corte com a defesa da autonomia e da estabilidade institucional dos Tribunais de Contas.

“Os Tribunais de Contas são pilares da transparência e da responsabilidade na gestão pública. Estar aqui, neste momento histórico, é reafirmar que a nossa missão é proteger o interesse coletivo e garantir que as instituições de controle tenham a estabilidade necessária para continuar cumprindo seu papel”, destacou a presidente Yara Amazônia Lins.

Para o conselheiro-corregedor do TCE-AM, Josué Cláudio Neto, “a PEC da Essencialidade representa mais do que uma conquista institucional”. “A PEC é uma garantia de que os Tribunais de Contas continuarão exercendo sua função de fiscalização com autonomia, segurança jurídica e independência, valores indispensáveis à boa governança pública.”

A PEC, articulada nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), altera altera o §1º do artigo 31 e o artigo 75 da Constituição Federal para reconhecer os Tribunais de Contas como órgãos permanentes e essenciais ao controle externo da administração pública, garantindo sua existência constitucional e vedando expressamente sua extinção.

Segundo o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, a proposta é vital para o sistema de controle. “Essa PEC é de vital importância para todo o sistema de tribunais de contas, pois presta uma segurança jurídica a essas instituições e, principalmente, à sociedade.”

O deputado amazonense Fausto Jr. (União Brasil), presente na articulação da proposta, reforçou o apoio ao dizer que “essa PEC traz segurança jurídica, tanto para os tribunais do estado como dos municípios”. “Quando a Câmara reconhece essa essencialidade, a população enxerga cada vez mais a importância de assegurar os bens públicos.”

Com a inclusão da PEC da Essencialidade na pauta de votação da Câmara dos Deputados, o TCE-AM reafirma sua defesa pela autonomia e fortalecimento dos Tribunais de Contas, em alinhamento às diretrizes da Atricon e ao compromisso de servir à sociedade com transparência e eficiência.

Leia também outras matérias

Mulher morre em grave acidente de moto em avenida de Manaus; a vitima retornava para casa, após sair do trabalho

Redação Zero Hora AM

Governador Wilson Lima anuncia os principais projetos que serão apresentados na COP 30, em novembro

Redação Zero Hora AM

“No Amazonas existe a pior Internet do mundo, e ao mesmo tempo uma das mais caras”, denuncia deputado Pablo

Redação Zero Hora AM
Carregando....