28.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 05:21

Prepare o bolso: radares eletrônicos irão voltar a Manaus

A Prefeitura de Manaus está realizando o processo de licitação para reinstalar radares eletrônicos (corujinhas) nas ruas e avenidas de Manaus. A apresentação das propostas das empresas que disputam o contrato foi feita na última sexta-feira na Comissão Municipal de Licitação (CML).

A retomada da licitação ocorreu após o prefeito David Almeida (Avante) ter externado no dia 7 de fevereiro preocupação com o aumento de registro de acidentes de trânsito em Manaus.

“São muitos acidentes. Vamos ter que implementar a fiscalização eletrônica na nossa cidade. Todas as grandes cidades têm. Vamos voltar [com as corujinhas]”, anunciou o prefeito.

De acordo com o site da CML, o pregão presencial 006/2023 para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de processamento e monitoramento de velocidade veicular foi iniciado no dia 15 de fevereiro, uma semana após a fala do prefeito.

Questionado sobre o resultado do procedimento e o número de radares a ser instalados, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que o processo está em fase de licitação na CML e que assim que toda tramitação for finalizada, a Prefeitura de Manaus vai divulgar o nome da empresa vencedora.

“O IMMU reforça que é necessário em Manaus essa tecnologia de dispositivo auxiliar para ajudar no combate a diminuição de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas vias da cidade”, disse o órgão.

Sem fiscalização desde 2015

Desde 2015, Manaus está sem o registro infrações de trânsito pela fiscalização eletrônica, popularmente  chamada de ‘corujinha’.

A instalação dos equipamentos foi suspensa na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) após  denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) ter apontado fraude na licitação do serviço na gestão do então prefeito Amazonino Mendes (2008-2012). 

Assim que assumiu, Arthur Neto prometeu supervisionar pessoalmente o processo licitatório para que os radares fixos fossem retomados da melhor maneira possível e sem “ruídos”. Ao término do mandato, em janeiro de 2021,  Arthur não retomou a fiscalização.

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) da última terça-feira (07-mar) a retomada dos radares eletrônicos como forma de prevenir acidentes de trânsito com vítimas fatais foi debatida pelos vereadores.

O que dizem os vereadores

O vereador Everton Assis (UB) afirmou que de janeiro de 2020 a janeiro deste ano 65 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Manaus. Para o vereador, a instalação dos radares é fundamental em vias de grande fluxo como a das Torres e das Flores.

O vereador William Alemão (Cidadania) classificou a volta dos radares como importante. Disse que a preocupação do prefeito é bem-vinda. Ele cobrou também mais consciência de motociclistas, como por exemplo, entregadores por aplicativo, que segundo ele, trafegam na contramão.

Leia também outras matérias

Termina em morte a festa do Dia das Mães organizada por líder comunitário da dep. Joana Darc

Redação Zero Hora AM

Prefeitura de Manaus divulga lista com mais de 400 novos beneficiários do ‘Auxílio Manauara’

Redação Zero Hora AM

Com três horas de duração, Batman estreia nesta quinta-feira nos cinemas de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo