6 de abril de 2025 | 15:42

TCE-AM conclui Masterclass sobre ensino de combate e prevenção ao assédio

Após dois dias de capacitação sobre técnicas e abordagens que visam a melhoria no ambiente de trabalho, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), via Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cpead), concluiu, hoje (15-set) de manhã, o “Masterclass: Diálogos Sustentáveis: A hora e a vez da prevenção e do combate ao assédio no trabalho”.

O evento contou com a presença dos servidores, estagiários, colaboradores e residentes do TCE-AM, além de entes públicos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AM), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Durante a programação, os especialistas em direito, comportamento e compliance, a advogada Monique Furtado e o psicólogo Isac Pamplona, abordaram conteúdos de total relevância para a compreensão envolvendo o assédio, além de usarem uma plataforma simultânea de interação para perguntas e respostas.

O primeiro dia foi marcado pela discussão sobre o conceito de trabalho, desde a pré-história até os dias atuais; o prazer e sofrimento na atuação profissional, doenças como estresse e burnout, assédio moral vertical e horizontal, assédio sexual, como identificar um perfil assediador e a segurança profissional.

Já o segundo e último dia de evento foi direcionado para tratar da importância de entender as próprias necessidades, o que fazer em situações de assédio, como diferenciar o assédio moral dos atos de gestão e como o serviço publico tem atuado dentro deste tema.

“Comunicação não violenta”

Ainda, um dos principais e mais aguardados temas pelo público, foi a comunicação não violenta, que destaca ferramentas úteis para aprimorar a convivência, a comunicação pessoal e profissional e as formas de ampliar o campo para lidar com os conflitos, superá-los e evitá-los, sempre buscando a assertividade, clareza e empatia.

Os participantes que completaram os dois dias de Masterclass receberam certificação de 6h e os palestrantes foram reconhecidos por certificados entregues pelas membras do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do Tribunal de Contas do Amazonas (Cpead/TCE-AM).

Leia também outras matérias

Vice-prefeito de Novo Airão José Nunes m0rre em Manaus, aos 75 anos

Redação Zero Hora AM

Saiba quem são as atrizes pornôs brasileiras mais buscadas na Internet

Redação Zero Hora AM

Força Nacional continuará apoiando Ibama na Amazônia Legal

Hugo Bronzere
Carregando....